Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

6/2/2015 - Camboja - As portas do Bicentenário abertas por uma Princesa
Fotos do artigo -CAMBOJA – AS PORTAS DO BICENTENÁRIO ABERTAS POR UMA PRINCESA

(ANS – Phnom Penh) – A Princesa Norodom Arunrasmy, do Camboja, presidiu a solene cerimônia de abertura do Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco, em seu País. Mais de 3.000 alunos, educadores e ex-alunos participaram das atividades, realizando um ‘campo’ de três dias na obra Dom Bosco, em Phnom Penh.

Pelo P. Albeiro Rodas, SDB

As celebrações do Bicentenário de Dom Bosco no Reino do Camboja iniciaram no dia 30 de janeiro com um Convidado Real: a Princesa Norodom Arunrasmy, a mais jovem filha do falecido Rei Norodom Sihanouk, e irmã do Rei Norodom Sihamoni.

Para participar da solene celebração, mais de 3.000 voluntários e membros da Família salesiana dormiram por dois dias num acampamento no Campus da Escola Técnica Salesiana, de Phnom Penh: estudantes de Poipet, Battambang, Phnom Penh e Sihanoukville, professores, voluntários, ex-alunos…, todos participaram do Encontro, junto com Representantes do Governo Cambojano e da Igreja.

O programa iniciou pela recepção à Princesa Norodom Arunreaksmey pela manhã de 30 de janeiro, pelo P. Roel Soto, Superior da Delegação Inspetorial do Camboja; P. John Visser SDB e outros membros da Família Salesiana.

A Princesa fez os seus augúrios à Família Salesiana pelo Bicentenário de Dom Bosco, dizendo apreciar a contribuição dos Salesianos na educação das crianças e jovens cambojanos, desde os tempos mais turbulentos da história do País. Seguiu-se a Missa, solene, presidida por Dom Olivier Schmitthaeusler, Bispo do Vicariato Apostólico de Phnom Penh.

As celebrações pelo Bicentenário de Dom Bosco foram também uma ocasião para avaliar o impacto social da Obra salesiana, no Reino do Camboja, no decorrer do tempo. Por este motivo, peparou-se também uma exposição permanente dos projetos realizados sob o nome de Dom Bosco, que o P. Visser e o P. Soto ilustraram à Princesa.

A cerimônia incluiu outrossim atividades esportivas e culturais, nas quais os jovens puderam mostrar os seus talentos, reencontrar amigos, fazer novas amizades.

As celebrações do Bicentenário no Camboja não terminaram: as diferentes escolas e obras da Família Salesiana têm ainda em pauta outras atividades para tornar a dizer muitas vezes #HappyBirthdayDonBosco. Entretanto, o Centro de Audiovisuais dos Salesianos, do Camboja, preparou a dublagem, em língua 'khmer', ou cambojano, a Estreia 2015. “É a primeira vez que um Reitor-Mor fala claramente em língua ’khmer' – comentaram os responsáveis pela iniciativa.

Ulteriores informações sobre as celebrações do Bicentenário no Camboja, disponíveis no canal oficial YouTube e em Facebook.

Publicado em 06/02/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês