(ANS – Roma) – A partir de 15 de janeiro, cerca de 400 pessoas – homens e mulheres, religiosos e leigos, provenientes de todo o mundo – se reúnem no Salesianum, de Roma, para tomar parte dos DEFS 33, da Família Salesiana. Em clima de família e de unidade carismática, os participantes aprofundarão a mensagem da Estreia do Reitor-Mor, para reaprender a viver com os jovens e para os jovens, segundo o estilo de Dom Bosco.
por Gian Francesco Romano
No Ano do Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco, o Reitor-Mor dos Salesianos, centro de unidade e pai espiritual de toda a FS, propõe um tema atual, fundamental e empenhativo para quem quer que seja herdeiro e devedor das intuições do Santo dos Jovens: “Como Dom Bosco, com os Jovens e para os jovens”.
É também um tema em profunda sintonia com as necessidades atuais de toda a Igreja, porque o convite a estar com os jovens, no contexto de hoje, não pode descuidar daquelas periferias – físicas e existenciais – constantemente evocadas pelo Papa e congênitas ao Carisma salesiano, e constitutivas do seu DNA.
Para os Dias deste Ano Bicentenário o interesse do Reitor-Mor é por que a Família Salesiana assuma como empenho prioritário a decisão de “pensar juntos, projetar juntos, trabalhar juntos, rezar juntos”, tudo pelos Jovens”.
Muitas boas práticas já foram desenvolvidas em todo o mundo a tal respeito e um bom exemplo é já da Equipe que leva para a frente a organização destes mesmos Dias, cujos componentes vêm de 8 dos 30 Grupos da Família Salesiana: SDB, FMA, Salesianos Cooperadores, Associação de Maria Auxiliadora Ex-alunos de Dom Bosco, Ex-alunas das Filhas de Maria Auxiliadora, Voluntárias de Dom Bosco, Voluntários com Dom Bosco.
A unidade e a cooperação são também pedidas pelos novos desafios que a sociedades lança à Igreja e à missão salesiana; junto com a criatividade, a experimentação, o saber arriscar, estando dispostos até a errar… Herdeiros de um grande sonhador, os 400 que se encontrarão nos próximos dias em Roma buscarão exatamente traçar novos percursos para estar cada vez mais com e para os jovens, preservando a genuinidade do legado de Dom Bosco, atualizando-o na realidade presente, para a seguir trasmiti-lo nos respectivos âmbitos de proveniência.
“Vós vos valeis dos necessários aprofundamentos e atualizações pedagógicos e culturais, para responder à atual emergência educativa (.…) experimentando também novas linguagens, bem sabendo, entretanto, que a do coração é a linguagem fundamental para aproximá-los e tornar-se seus amigos” – dissera de fato no último mês de março o Papa Francisco aos Salesianos empenhados no CG27.
Publicado em 14/01/2014