(ANS – Thanjavur) – No passado 30 de dezembro foi inaugurado em Thanjavur, no Estado de Tamil Nadu, Índia, o 12° BOSCOREE, evento que reuniu mais de 3000 guias e escoteiros entusiastas. O P. Albert Johnson, Inspetor Salesiano de Tiruchy, Presidente da manifestação, abriu o encontro com um apelo a “curar o mundo com o amor”. Presente ao evento também o P. Maria Arokiam Kanaga, Conselheiro Geral para a Região Ásia Sul.
O que se realizou em Thanjavur foi a 12ª edição do ‘Boscoree’, acontecimento que reúne guias e escoteiros de ambientes salesianos de toda a Índia. Dessa edição, que se insere no Ano Bicentenário de Dom Bosco, participaram 3225 pessoas, pertencentes a 160 grupos, de várias instituições salesianas, compreendendo também vários SDBs e FMAs.
A abertura ocorreu na tarde do 30 de dezembro, com a presença do convidado principal, Sr. Kulandai Francis, vencedor do prêmio “Ramon Magsaysay”: para homengeá-lo, escoteiros e guias desfilaram marchando, terminando o ato com uma saudação do P. Johnson.
A seguir, depois de lançar o apelo a curar o mundo com o amor, a compaixão e a fraternidade, e a promover a justiça e a paz em todo o mundo, o Inspetor de Tiruchy lançou o livro “Scouting through Boscoree”, do P. John Barnabas SDB, Membro da Equipe central da Organização. Por sua vez, a Ir. Magnificat, Inspetora das FMA , de Chennai, dirigiu-se aos presentes convidando-os a fortalecer a empatia e o amor para curar o mundo.
Como parte do programa do evento, no último dia do encontro, 3 de janeiro, todos os participantes usaram chapéus de papel – o ‘barrete’ usado por Dom Bosco – batendo assim um primado no “Guinness World Record”, com o recorde de “o maior número de pessoas a usar, simultaneamente, chapéus de papel”.
Todos os ‘chapéus’ eram feitos de velhos jornais, através do que os organizadores quiseram transmitir as mensagens da “Reciclagem” e de “Manter a Índia limpa”, que o Primeiro Ministro da Índia lançara em 2014 a cada cidadão.
O recorde foi também significativo na moldura do Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco (1815-2015).
Publicado em 07/01/2015