Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

12/12/2014 - Itália - A Formação Profissional para um bom trabalho
Fotos do artigo -ITÁLIA – A FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA UM BOM TRABALHO
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Turim) – O Piemonte é historicamente uma excelência na área da formação profissional, e não só porque é a terra de Dom Bosco, iniciador das Escolas Profissionais, e dos seus Salesianos. Um recente Encontro “A Formação Profissional para um bom trabalho”, realizado em Turim na passada sexta-feira, 5 de dezembro, deu certificado de qualidade aos Centros de Formação Profissional (CFP) administrados pelas Entidades particulares sociais da Região.

O congresso, que teve entre os seus promotores o “Centro Nacional Obras Salesianas–Formação e Atualização Profissional” (CNOS-FAP), do Piemonte, constituiu um momento de confronto e reflexão sobre as políticas governativas e regionais, relativas à Instrução e Formação Profissional (IeFP) administrada pelas Entidades convencionais: seus resultados são assaz positivos, sob muitos aspectos.

Enquanto, p. ex.,os institutos profissionais representam o âmbito de maior insuccesso e dispersão escolar com valores que chegam a 37% dos matriculados iniciais,os CFP administrados pelas Entidades Particulares apresentam uma taxa de dispersão de apenas 13%.

Pesquisas acuradas também indicam: um nível “excelente” de ‘agradabilidade’ de todos os atores da formação profissional: alunos, famílias, formadores, empresas; uma média de notas que é “discreta”; e uma taxa de não-empregados, a 15 meses de distância da obtenção do diploma, igual a 28,8% (segundo a última indicação disponível, de 2012-2013): um dado este de se não desprezar, considerada a crise econômica, a alta taxa de desemprego – especialmente juvenil – na Itália, e algumas dificuldades devidas às novidades constituídas pelo mesmo sistema da IeFP.

E para não esquecer o potencial do setor, deve-se sublinhar que várias investigações quantificam em diferentes dezenas de milhares (de 35.000 a 120.000 em nível nacional, segundo as diferentes estimativas) as vagas de trabalho existentes, quase todos conducentes ao setor da IeFP: salão de beleza, eletricidade, hidráulica, mecânica, ‘restauração’ (garçom, baristas…).

“O Encontro registrou uma grande participação do público. Significativo o testemunho de alguns jovens diplomados em junho, que agora já trabalham, geralmente nas mesmas empresas em que estagiaram e montaram o seu assim chamado ‘project work’. Seus patrões expressaram um juízo positivo acerca do percurso feito e se disseram impressionados pela seriedade e dedicação dos rapazes” – disse o Sr. Lucio Reghellin SDB, Diretor Nacional do CNOS-FAP Piemonte.

Publicado em 12/12/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês