Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

12/12/2014 - Colômbia - Pronta a primeira fase do Centro de Formação Dom Bosco
Fotos do artigo -COLÔMBIA – PRONTA A PRIMEIRA FASE DO CENTRO DE FORMAÇÃO DOM BOSCO

(ANS – Armênia) – Para satisfazer às exigências de formação dos jovens do “cinturão do café”, da Colômbia, os Salesianos decidiram construir o “Centro de FormaçãoDom Bosco”, com sede no bairro “La Cecilia”, da Armênia-Quindío, cuja primeira fase de trabalhos já se concluiu, como presente à cidade pelo Ano Bicentenário de Dom Bosco. Os Salesianos estão em Armênia desde 24 de janeiro de 1999, exatamente um dia antes de um terremoto ‘semidestruir’ a cidade.

Por Andrés Felipe Loaiza, SDB

Nessa região da Colômbia variados fatores influem negativamente sobre crianças e jovens. Registra-se, como efeito do turismo, uma alta taxa de prostituição que atinge sobretudo crianças e jovens. Pelo mesmo motivo difundiu-se também a delinquência e o passe de droga. Por fim, o desemprego, sobretudo juvenil, é mais um problema, porque faltam as grandes atividades industriais.

Segundo o relatório da Secretaria de Projetos “Hogar San Juan Bosco”, “mais de 50% da população da região tem menos de 25 anos. 35% da população adulta tem idade compreeendida entre 26 e 60 anos. Os idosos são apenas 15%”. Por isso os Salesianos – apoiados pela Fundação “Leopold Bachmann” e pela “Jugendhilfe Weltweit”, da Suíça, e graças também à colaboração da Prefeitura de Armênia, que deu o terreno – consideraram oportuna a construção do Centro de Formação Dom Bosco.

Os trabalhos prevêm duas etapas. A primeira terminou em 22 de novembro, com a inauguração oficiada pelo P. John Jairo Gomez, Inspetor dos Salesianos da Colômbia-Medellín (COM). Assim o centro já oferece espaços idôneos para ministrar cursos técnicos de Agentes de Turismo, de Gastronomia; assistentes de Contabilidade, Informáticos, Esteticistas, Mecânicos e Soldadores, além de salas para a biblioteca, o bar; campo de esportivo, sala dos professores, bloco administrativo e todas as salas de aula.

Para a segunda fase dos trabalhos, ainda em 'projetação' e arrecadação fundos, serão realizados outros ambientes para os cursos para Eletricidade, Alfaiataria, Gráficos, Ebanistas e Artesãos de Guadua (tipo especial de bambu, muito pedido no mercado e de que a região é muito rica). Nessa segunda fase, se o projeto proceder segundo o previsto, espera-se construir também um salão polivalente e seis aulas adjacentes, além de mais outras áreas para esporte.

O projeto, através de cada um dos cursos, espera satisfazer à demanda de formação profissional da cidade e dos municípios limítrofes. A ideia é que cada curso técnico (1200 horas) se realize duas vezes por ano, alguns deles já em curso. O certificado dos vários programas é também reconhecido pelo Serviço Nacional de Aprendizado (SENA), organismo estatal que certifica as competências adquiridas nos diversos campos da Formação Profissional.

Ulteriores informações, no sítio web da obra salesiana em Armênia-Quindío.

Publicado em 12/12/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês