China – Dia de Espiritualidade da Família Salesiana |
China – Um junho quente |
China – Concurso teatral em honra de Dom Bosco |
China – Conhecer e transmitir a experiência espiritual de Dom Bosco |
(ANS – Hong Kong) – Todos os anos, por ocasião da Festa de Cristo Rei, a Paróquia salesiana Santo Antônio, de Hong Kong, China, organiza a procissão “Jesus loves Western District” (Jesus ama o Distrito Ocidental), para difundir o Evangelho, levar alegria e paz às ruas do Distrito, abençoar-lhe a população.
Neste ano presidiu a Celebração nessa ocorrência o Bispo Auxiliar de Hong Kong, Dom Michael Yeung. Depois da Missa de agradecimento, todos os fiéis se uniram na procissão, acompanhando o Santíssimo Sacramento em visita às pessoas do ‘Western District’.
Abriam o Cortejo rapazes trajando costumes típicos, realizando a tradicional ‘Dança do Leão’. Além disso, muitas crianças e jovens se uniram ao cortejo, distribuindo folhetos ao povo pelas ruas, convidando todos a participar. Paralelamente, realizaram-se também variadas atividades nos estandes administrados pelas associações e organizações que colaboram com a Paróquia.
A finalidade da procissão é a de fazer chegar a presença e a bênção de Jesus Cristo a todos, não só a quem vai à igreja. Também às que se encontram pelas ruas. O desempenho da Dança do Leão foi uma atração eficientíssima para o Povo de Hong Kong, que tanto valoriza essa tradição que evoca o bem, a felicidade e a festa.
Para encerrar a atuação, foi hasteada uma grande faixa, sobre o qual se escrevia em caracteres chineses “Deus Te abençoe!”. Viveu-se desse modo uma verdadeira experiência de inculturação – da Igreja e da cultura local –, em clima de grande familiaridade.
O protagonismo dos jovens próprio dos Salesianos foi realizado através de canto e dança, por muitíssimas crianças e jovens que se tornaram desse modo embaixadores de Cristo entre o povo.
É nesta atmosfera viva e alegre que os Salesianos em Hong Kong exprimem o seu ser-Igreja, buscando transmitir essa mesma experiência aos outros, também aos simples passantes de rua.
Entre os meninos que se exibiram havia também um jovem que fazia o papel de Dom Bosco: esse agora jovem começou a frequentar a Escola Dominical com a idade de três anos; hoje é universitário e empenha-se, como educador dos mais pequenos, sempre na Escola Dominical. Um modo de cumprir a missão salesiana com os Jovens e para os Jovens da Paróquia.
Publicado em 26/11/2014