Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

24/11/2014 - Israel - ‘Dies Academicus’ no ‘Studium Theologicum Salesianum’
Fotos do artigo -ISRAEL – ‘DIES ACADEMICUS’ NO ‘STUDIUM THEOLOGICUM SALESIANUM’
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Jerusalém) – Por ocasião do anual ‘Dies Academicus’ no Ratisbonne – dia de formação e estudo, que marca o início oficial do novo ano acadêmico – no passado 20 de novembro o ‘Studium Theologicum Salesianum’, de Jerusalém, seção da Universidade Pontifícia Salesiana, de Roma, teve como convidado de honra o Cardeal George Alencherry, Presidente do Sínodo da Igreja Siro-Malabarense. O Prelado ministrou a ‘Lectio Magistralis’ sobre a unidade das Igrejas Cristãs e o papel das Igrejas «sui iuris».

Os trabalhos iniciaram com a saudação do Diretor do Estudantado Ratisbonne, P. Andrew Wong, e a fala do Delegado Apostólico em Jerusalém e Palestina, Dom Giuseppe Lazzaroto. Depois, feitas as apresentações dos vários convidados, pelo P. Michael Biju, Diretor acadêmico do Estudantado, falou o Cardeal Alencherry, o qual sublinhou a tempestividade da ‘lectio’ que teria feito a 50 anos e um dia, exatos, da promulgação da Constituição Dogmatica ‘Lumen Gentium’ e dos Decretos ‘Orientalium Ecclesiarum’ e ‘Unitatis Redintegratio’. Citou o Papa Francisco sobre a unidade e a santidade da Igreja, e a necessidade de viver centrados no Cristo, propondo mais, um ecumenismo fundado sobre bases teóricas e práticas, a partir dos três Textos conciliares.

O Cardeal afirmou com força que a unidade dos cristãos só será possível se houver conversão interior, iluminada pela fé, guiada pela oração, aberta à vida de fraterna harmonia. A seguir, mostrando como exemplo a própria Igreja, explicou que unidade não quer dizer uniformidade: “a Igreja Siro-Malabar, Igreja de Santo Tomás da Índia, é antiga quanto o mesmo Cristianismo no território indiano”. E apesar de leves diferenças na liturgia, nunca houve ruptura entre Ela e a Igreja Latina. No que respeita à unidade entre as 23 Igrejas católicas, de Oriente e Ocidente, citou João Paulo II e a necessidade de que a Igreja respire com ambos os pulmões: o ocidental e o oriental.

Depois de tocar outros temas fundamentais relativos ao assunto – a Igreja, qual comunhão de Igrejas, o papel das igrejas ‘sui iuris’; a oração a Jesus, a Eucaristia e a unidade .… – o Cardeal dirigiu um apelo à unidade de todas as Igrejas cristãs perante as tendências de secularização e descristianização globais; e também em consideração à “difícil situação que vivem – no Oriente Médio, sobretudo no Iraque e Síria –, os cristãos e as outras minorias religiosas e étnicas, que sofrem por causa da violência desencadeada em toda a Região”.

Seguiu-se à exposição uma sessão de perguntas e respostas, e o lançamento dos livros “Você, João”, do P. Joan Vernet, e da nova edição em árabe dos Hinos Litúrgicos.

O Ratisbonne dedicará todo o ano acadêmico 2014-15 ao estudo do relacionamento entre as Igrejas do Oriente e do Ocidente.

Publicado em 24/11/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês