Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

16/10/2014 - Polônia - Peregrinação de agradecimento pela Canonização de João Paulo II
Fotos do artigo -POLÔNIA – PEREGRINAÇÃO DE AGRADECIMENTO PELA CANONIZAÇÃO DE JOÃO PAULO II

(ANS – Cracóvia) No passado dia 11 de outubro, muitos peregrinos entre Fiéis, Jovens, adultos, Religiosas, Religiosos, da Paróquia de S. Estanislau Kostka, de Dębniki, e Jovens de outras Paróquias, Presenças e Escolas salesianas, fizeram uma peregrinação de Ação de Graças, pela Canonização de João Paulo II.

A X Peregrinação sobre os passos de Karol Wojtyła, Trabalhador (que refaz o caminho que percorria Wojtyła durante a Segunda Guerra Mundial, de Dębniki à Pedreira da ‘Solvay’, onde devia trabalhar), iniciou na igreja salesiana de São Stanislao Kostka, por ele frequentada durante a sua permanência em Dębniki, nos anos 1938–1944. O jovem Wojtyła rezou com frequência perante a imagem de Maria Auxiliadora, consolidando a decisão de manter-se fiel e dedicar-se totalmente ao serviço de Deus e da sua Igreja. Em fevereiro de 1940 conheceu ali o leigo Jan Tyranowski, hoje Servo de Deus (SdeD), que partecipava dos encontros religiosos dos jovens, encontros promovidos pelos salesianos. Nessa Igreja, no dia 3 de novembro de 1946, celebrou uma das suas primeiras missas como neossacerdote, na presença de alguns fiéis.

De fato, o mesmo João Paulo II durante a sua viagem à Polônia, no dia 17 de agosto de 2002, estando diante da igreja de Dębniki, em cuja fachada se havia colocado também o histórico quadro Maria Auxiliadora, confiou publicamente: “Sempre me recordo daqueles Salesianos que foram deportados desta Paróquia para o Campo de Concentração... Relembro também do `Rosário vivo`, do Sr. Jan Tyranowski...”.

Os peregrinos partiram rumo ao Centro João Paulo II, meta da Peregrinação. Na manhã seguinte, depois de uma breve oração e a entrega das bolsas a alguns alunos das escolas salesianas, alternando cantos religiosos e orações junto às seis estações, chegaram pelas 14 horas ao Centro João Paulo II. Ali os peregrinos participaram da Solene Eucaristia, presidida pelo Inspetor de Cracóvia (PLS), P. Dariusz Bartocha. A peregrinação foi também uma ocasião, para toda a Inspetoria PLS, de agradecer pela Canonização de João Paulo II, proclamado Santo pelo Papa Francisco, no dia 27 de abril de 2014.

Na homilia, o Inspetor, referindo-se aos seis anos passados por Wojtyła em Dębniki, disse: “Esses anos plasmaram, de modo decisivo, a vida de Karol Wojtyła. Ali, em Dębniki, foi tomada por ele uma decisão muito importante. Ali, depois da morte do Pai, encontrou Karol os homens de que precisava. Também na Igreja de Dębniki – depois da 1ª Missa, celebrada alguns dias antes na Cripta de São Leonardo de Wawel – o P. Karol Wojtyła celebrou uma de suas primeiras Missas, na presença de vizinhos e amigos”.

A peregrinação terminou com a Coroinha à Divina Misericórdia. O Centro João Paulo II se encontra muito perto do Santuário da Divina Misericórdia, que ele mesmo visitou duas vezes: em 1997 e em 2002.

Publicado em 16/10/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês