Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

13/10/2014 - Itália - P. Ángel Fernández Artime cidadão honorário de Cálhari
Fotos do artigo -ITÁLIA – P. ÁNGEL FERNÁNDEZ ARTIME CIDADÃO HONORÁRIO DE CÁLHARI

(ANS – Cálhari) –  Dias intensos e cheios de eventos os passadas pelo Reitor-Mor em Cálhari no último fim de semana. Havendo chegado à cidade sarda na noite de sexta-feira, 10 de outubro, o P. Fernández Artime ali ficou até o unício da tarde de domingo, 12, reunindo-se com os jovens do Instituto escolar – que encerra seu Ano Centenário –, com os jovens educadores e catequistas da diocese, os salesianos e os membros dos diversos Grupos da FS.

O MJS, da Sardenha, aproveitou da presença do X Sucessor de Dom Bosco para juntos celebrar a própria festa e uma vigília de oração nos locais da Paróquia São Paulo.

Na tarde de sábado, 11, o P. Fernández Artime chegou à Aula da Câmara de Vereadores onde foi acolhido pelo Prefeito da Cidade, para a concessão da Cidadania Honorária. Muitos os Vereadores presentes, representando todos os Conselheiros que, precedentemente, haviam aprovado, por unanimidade, a outorga da cidadania, por proposta de alguns deles assaz ligados à obra salesiana, por terem no passado frequentado ou a escola ou o oratório.

Alguns Conselheiros também falaram para confirmar a estima e a gratidão aos tantos Salesianos que em cem anos beneficiaram a cidade, incidindo concretamente em seu tecido social e no de toda a Ilha, através de outras presenças educativas, como as de Lanusei e e de Santulussurgiu.

A presença educativa foi o motivo principal para a outorga da cidadania: no P. Fernández Artime quis-se idealmente chegar a todos os Salesianos que se sucederam no primeiro Centenário da obra.

“Bem-vindos, todos os presentes, e boas-vindas ao novo Cidadão!” – exordiou o Prefeito Massimo Zedda, falando por último, na Aula da Câmara. A seguir, o Primeiro Cidadão evidenciou como a obra salesiana de Cálhari tenha acompanhado a vida e a história da cidade ao longo de todo o século XX; e até agora. Hoje, como ontem – especificou – ela continua a contrastar tudo quanto marca negativamente os ritmos da vida social. Tal oferta de educação e solidariedade salta para muito além dos limites de uma cidade, agindo em todos os países em que ela está presente.

O P. Fernández Artime manifestou seu apreço pela conferência da cidadania e convidou a fazer memória antes de tudo de Dom Bosco e do seu sonho de estar a serviço dos jovens; um serviço que se realiza no horizonte do Sistema preventivo, que, explicou, não é só uma ação pedagógica mas todo um modo de conceber a vida, e o sentido da vida, que leva também a olhar para os jovens não como a um problema mas como a uma possibilidade, tornando-os protagonistas, capazes de viver numa funda alegria para serem felizes.

O Reitor-Mor concluiu sua fala convidando a trabalhar juntos, com a cidade e na cidade, para o bem dos jovens.

Publicado em 13/10/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês