Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

17/9/2014 - Madagascar - Além das barreiras
Fotos do artigo -MADAGASCAR – ALÉM DAS BARREIRAS

(ANS - Antananarivo) - Durante vários anos, a ONG Internacional de Desenvolvimento da Educação Voluntários da Mulher (Vides) recebe muitos pedidos de jovens e estudantes que desejam passar um verão exercendo voluntariado. Por isso, este ano lançou o projeto Madagascar, em colaboração com a associação "Grandir Dignement " (Crescer com dignidade), fundada por David e Helen Muller, antigos operadores do Vides.

Os 13 voluntários VIDES trabalharam em um centro de reabilitação para jovens no serviço de proteção social das crianças e na prisão juvenil de Antananarivo, substituindo os animadores que estavam em férias. A irmã Virginie Merel, das Filhas de Maria Auxiliadora, organizou a viagem e acompanhou os jovens. Segue um resumo de suas reflexões sobre esta experiência.

Estamos muito longe de alcançar o respeito dos Direitos da Criança, embora a associação Grandir Dignement já trabalhe para a restauração da estrutura e permita que as crianças tenham uma refeição por dia e recebam uma educação. Os jovens da prisão devem permanecer em seus dormitórios das 18h às 6h da manhã. As camas são compostas por grandes bancos alinhados em que todos precisam se deitar lado a lado em um colchão que toma toda a superfície da "cama". Esta promiscuidade gera violência, pedofilia, abuso sexual, maus-tratos.

A vocação de Dom Bosco nasceu em um contexto como este, visitando as prisões de Turim. Os jovens voluntários foram entrevistados pela atualidade do carisma salesiano e do Sistema Preventivo na prisão de Antananarivo. Às 17h da tarde, todos os internos são chamados a se enfileirarem e a fazer uma saudação militar, o sinal da cruz para, em seguida, entrar em suas celas. Nós estivemos lá, e foi terrível ver aquelas pequenas mãos que se esticavam em nossa direção, através das grades.

Eles esperavam por nós com impaciência. Além de nós, não havia distrações, nem animação. Normalmente existem cursos de formação profissional, que ensinam a trabalhar com couro, cestaria, fazer sabão ... Grandir Dignement. Mas naquele período estas atividades estavam suspensas por causa das férias e nós assumimos esta parte.

Foram muitas as atividades desenvolvidas pelos animadores: conversa, escuta, elaboração da animação. Tínhamos poucos recursos. Organizamos equipes de "jogos de tabuleiro", jogos esportivos (mini-olimpíadas), outros pequenos jogos animados e trabalhos manuais. Para os finais de semana, organizamos um "evento", uma espécie de festival, quermesse ou torneio. O VIDES colocou à nossa disposição alguns fundos e, no final, distribuímos, aos meninos, 200 moletons e lanches.

Os jovens voluntários também descobriram uma agradável realidade da Família Salesiana local ... Eles presenciaram a sua universalidade.

Postado em 17/09/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês