Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

16/9/2014 - Itália - Seminário de Formação Europeia do CIOFS-FP
Fotos do artigo -ITÁLIA – SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO EUROPEIA DO CIOFS-FP

(ANS - Roma) - De 17 a 19 de setembro, acontece em Roma o XXVI Edição do Seminário Europa de formação, patrocinado pelo Centro Italiano Opere Femminili Salesiane – Formazione Professionale (CIOFS-FP). O tema deste ano é a importância da avaliação no sistema de ensino, partindo da questão da adoção do teste "INVALSI" mesmo nas instituições de formação profissional.

O teste INVALSI é uma prova escrita que visa avaliar os níveis de aprendizagem dos alunos no terceiro ano do ensino médio, na Itália. A partir do ano letivo de 2014-2015, o teste também será proposto aos estudantes das escolas de formação profissional, com o risco de penalizar alunos e instituições.

"Aqueles que escolheram um percurso que passa pelo ensino médio, enfrentarão um teste em conformidade com o seu próprio processo de aprendizagem, mas os estudantes que optarem por um curso de formação profissional, no qual precisarão usar, por exemplo, rudimentos de matemática e física no laboratório de mecânica, serão subitamente confrontados com uma abordagem que não conhecem. É evidente que a pontuação obtida pelos jovens da Formação Profissional será mais baixo do que o de seus colegas que frequentam a o ensino médio", comenta a presidente do CIOFS-FP, Lauretta Valente.

O Seminário Europa é, portanto, uma oportunidade para um debate mais amplo sobre a possibilidade de uma avaliação educacional que considere os resultados do aluno; o método e os objetivos do instituto de formação e o contexto econômico e social.

Essa reflexão torna-se mais relevante ainda se considerarmos a importância da Formação Profissional na Itália: um caminho que, em poucos anos, passou de 5% para 10% da quota nacional de estudantes - com picos de 20% em algumas regiões, que pode contar com uma taxa de emprego que integra 59% dos recém-formados e que também tem um importante valor social: o ingresso de jovens que tinham abandonado os estudos (73% dos alunos vêm de experiências anteriores na escola secundária), jovens com deficiência (7% em 2013, em comparação com 3,9% da escola tradicional) e os filhos de imigrantes (16,5% em 2012).

Participarão do Seminário conselheiros regionais da Educação e Formação Profissional, o presidente do Instituto INVALSI, especialistas do Ministério da Educação, Universidades e Pesquisa e do Ministério do Trabalho e Políticas Sociais, funcionários do Instituto para o Desenvolvimento da Formação Profissional dos Trabalhadores (ISFOL), professores e especialistas em educação da Itália e relatores provenientes da Dinamarca, França e Polônia.

Postado em 16/09/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês