Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

1/9/2014 - Itália - O Reitor-Mor inaugura o Bicentenário na Sicília
Fotos do artigo -ITÁLIA - O REITOR-MOR INAUGURA O BICENTENÁRIO NA SICÍLIA

(ANS - Catania) -Nos dias 30 e 31 de agosto, o padre Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos, esteve em Catania, Sicília, para presidir a abertura do bicentenário do nascimento de Dom Bosco. A Madre Yvonne Reungoat, Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, também participou do evento.

Ao desembarcarem na noite de 29 de agosto, o padre Artime e a madre Reungoat foram recebidos no aeroporto por uma delegação festiva de jovens e adultos da Família Salesiana, liderados pelo inspetor da Sicília, padre Giuseppe Ruta e pela inspetora das  FMA, Irmã Anna Rational.

As reuniões oficiais tiveram início na manhã seguinte, 30 de Agosto, com a celebração eucarística presidida pelo Reitor-Mor no Instituto São Francisco de Sales. Após a missa, o Reitor-Mor e a Madre Geral reuniram-se com diretores e diretoras de todas as presenças na Sicília, e outros SDB e FMA; foram momentos de diálogo e de paz neste início do novo ano pastoral e durante a programação inspetorial.

Sem ignorar as dificuldades existentes, ambos incentivaram os presentes a olhar com esperança para o presente e para o futuro, a serem os pais e mães amorosos das comunidades. Madre Yvonne disse: "Temos tantos problemas, tantas preocupações, mas espero que a chama do carisma salesiano continue sendo fogo em nós. (...) Que nossas vidas sejam como pão partido e partilhado com as irmãs, os jovens, os leigos: dividir-se para doar-se aos outros".

Em seguida, houve um evento com a  imprensa, com a participação dos meios de comunicação da Sicília, seguido pela gravação de um programa de vinte minutos para a televisão, que irá ao ar em duas redes regionais e na internet. Com muita disponibilidade e coração, o padre Artime e a irmã Reungoat responderam a várias perguntas sobre educação, periferias existenciais, problemáticas da juventude, atualidade de Dom Bosco e imigração.

No final da tarde, houve uma reunião com os líderes dos grupos da Família Salesiana do Instituto de Maria Auxiliadora. Duas horas intensas de escuta, festa, reflexão, oração, durante as quais ambos responderam a perguntas sobre temas inspirados pelo "sonho do caramanchão de rosas", de acordo com os três "s": sonhos, desafios (sfide, em italiano), santidade. "Eu não sei o que Dom Bosco faria hoje, porque o mundo mudou, mas tenho certeza de que, da mesma maneira na qual em seu tempo, foi para a periferia de Turim, sem dúvida procuraria, hoje, os jovens dos subúrbios existenciais". Madre Reungoat disse: "precisamos sair de nós mesmos e caminhar na direção dos jovens e, em meio a eles, caminhar neste novo mundo, à procura de vestígios de Deus."

Depois de jantar no "Palacatania," uma centena de animadores participaram de um momento de oração e da tradicional "boa noite" do Reitor-Mor, que exortou: "Levem Cristo e Dom Bosco a todos os que encontrarem, com Amor. Façam disso vosso projeto de vida para serem felizes".

Também foi celebrado no dia 31 de agosto, o aniversário de Dom Bosco, no “Palacatania”. Cerca de quatro mil convidados, de todas as realidades salesianas da Sicília reuniram-se para participar das orações, reflexões, danças, jogos, momentos de alegria e fraternidade e uma celebração eucarística presidida pelo Reitor-Mor.

Em sua homilia, o padre Artime disse: "Hoje esta ilha treme ilha pela graça de Deus derramada sobre nós, que se torna um compromisso diário. (...) Dom Bosco e nosso carisma devem ser sempre novidade, uma novidade rica de Evangelho! (...) O Bicentenário convida-nos a tornarmo-nos o fogo que Deus colocou em nossos corações. (...) Meus queridos jovens, o Senhor Jesus e nossa Família Salesiana precisam de vocês, com vossas vidas, vossas vocações, com vossos planos de vida. O Senhor Jesus precisa de cada um de nós".

O padre também enfatizou a necessidade de sermos acolhedores, visionários, generosos, abertos às diferenças, de não nos isolarmos e de despertar, do ponto de vista vocacional. Entre os discursos da tarde, Madre Reungoat comentou a presença nas escolas e na formação profissional: "A escola salesiana, antes de ser escola, representa uma casa para as crianças, professores, funcionários e pais. Que esta continue a ser uma casa onde estuda-se com alegria e fala-se sobre o futuro, um futuro aberto e corajoso. Quanto mais nos nos empenharmos na formação, maiores as possibilidades de futuro. Todavia, a formação deve ser abrangente, cultural e da personalidade. Todos temos que nos  entusiasmar por esse conceito para podermos edificar pessoas capazes de lidar com a vida e com as dificuldades que possam sair da escola e partilhar a alegria com os outros, com todos os outros".

Postado em 14/09/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês