Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

11/7/2014 - Brasil - Testemunho de missionário: o que acontecerá depois o Mundial?
Fotos do artigo -BRASIL – TESTEMUNHO DE MISSIONÁRIO: O QUE ACONTECERÁ DEPOIS O MUNDIAL?

(ANS – Itajaí) – “Depois da pesada derrota perante a seleção da Alemanha (que eu esperava, mas não com tais proporções), a população começou a lamentar-se de tudo e de todos. Mas agora é tarde. E dentro de alguns dias tudo voltará ao normal: ninguém mais se lembrará de todos os problemas que o Brasil tem. Apagar-se-ão os refletores e …” – assim se expressa o P. Roberto Cappelletti, salesiano missionário, que – respondendo a algumas nossas perguntas – mostra a outra face da realidade do futebol no Brasil e as consequências político-sociais coligadas, que maiormente agora virão à tona, após a eliminação da Seleção.

Como veem as crianças e adolescentes o Mundial de Futebol?

Como todos sabem, quando se fala de futebol no Brasil fala-se de vida, de alegria, de torcida, apesar das dificuldades, dos fogos, das comemorações, também depois de vencer o Camarões. Nisso as crianças são mestras: sem a malícia dos adultos, para eles/elas a camisa verde-ouro da seleção é já motivo de orgulho. Quem pode conseguir uma camiseta verde-amarela (não necessariamente do Brasil), veste-a com orgulho (mesmo que, usando-a por dias e dias, acabe suja e molambenta). É assim, para os pequenos, a Copa do Mundo. E, depois, saber que tantas pessoas, de todo o mundo, vêm ao seu País, torna-os felizes.

Que representa a Copa do mundo para a povo do Brasil?

Antes e durante a Copa houve protestos de uma pequena parte da população, pelo desperdício de dinheiro em fazer, ou adaptar, nada menos que doze estádios, mesmo em lugares onde, terminada a Copa, não servirão para… muita coisa. Mas o povo brasileiro por agora vai suportando tudo quanto está sucedendo, não toma a iniciativa de fazer um grande protesto, total. E quando joga o Brasil parecem desaparecer todos os problemas deste imenso país. Depois da pesada derrota perante a seleção da Alemanha (que eu esperava, mas não com tais proporções), a população recomeçou a lamentar-se de tudo e de todos. Mas agora é tarde. E dentro de alguns dias tudo voltará ao normal: ninguém mais se lembrará de todos os problemas que o Brasil tem. Apagar-se-ão os refletores, e os políticos poderão continuar a comer e a roubar tranquilamente em prejuízo da população.

Que acontecerá depois da Copa?

Em parte já respondi na pergunta anterior. Bilhões de dívidas acabarão nas costas do povão. Para pagar os gastos, subirão os preços dos combustíveis, virão novos impostos, e os pobres serão ainda mais pobres e os poucos ricos ‘engordarão’, pouco se lhes dando o povo, o qual até agora não conseguiu, ou não teve a coragem de apear tamanhos corruptos.

Os pequenos têm possibilidade de ver as partidas do Mundial nas ‘vilas’?

Nas casas ou barracos das duas ‘favelas’ desta cidade, pode faltar o arroz, o feijão, o necessário para vestir. O que não pode faltar é uma televisão e uma parabólica. É assim! Para eles é sinal de respeito, de consideração. Depois então, como em todo o mundo, mandam os filhos a catar comida no lixo. No mais, na cidade vive-se bem: estilo europeu, quase todos classe média, também alta. Com até mais de uma televisão em casa.

Publicado em 11/07/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês