Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

10/7/2014 - Argentina - O Arquivo da Terra dos sonhos
Fotos do artigo -ARGENTINA – O ARQUIVO DA TERRA DOS SONHOS
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Argentina) – O Arquivo Salesiano da Patagônia (ASP) é fruto de uma intuição do P. Renato Ziggiotti quando Reitor-Mor. Em 1956, durante uma visita à Patagônia, descobriu o incrível valor histórico dos traços deixados pelos primeiros missionários salesianos. Encarregou por isso o P. Pascual Paesa SDB de perlustrar, casa por casa, a terra sonhada por Dom Bosco e de recolher todo o relativo material. Assim, poucos anos mais tarde, foi levantado em Bahía Blanca o ASP, onde ainda hoje está a sua sede.

Encontram-se por isso no ASP documentos (crônicas das casas, correspondências, diários, maços de documentos, relações sobre indígenas) e livros (de Teologia, História, Catecismo...) usados na época. Em 1978 ao trabalho já feito pelo P. Paesa se acrescentou o feito pelo P. Valentine Rebok, que ficara como sucessor, na obra, até à morte, 34 anos mais tarde, em 2012.

No ASP há também cartas de Dom Bosco e dos Bvs. Artêmides Zatti e Zeferino Namuncurá, algumas peças de roupa do Bv. A. Zatti, incunábulos, mapas antigos, o registro de batismo da conquista do deserto de 1879, Leituras Católicas, uma sala inteiramente dedicada às fotografias – sobre papel, vidro, estereoscópicas – filmagens inéditas, uma vasta biblioteca histórica, salesiana, religiosa e secular, que apresenta a moldura de pensamento, em que tudo se processou.

Hoje o ASP conta com 14 salas: e a sua responsável é a Profra. Pamela Alarcón, Docente de História, que no passado desempenhou também funções de Secretária na então Inspetoria de Argentina-Bahía Blanca; a ela se agregou sucessivamente também a Profra. Julieta Ferraggine, também Docente de História. Ambas as professoras são formadas em Arquivologia e se estão especializando em Museologia.

Em 2013, além disso, iniciou o Projeto de Voluntariado na prática profissional, que, por isso, em 2014 já conta com 20 voluntários, estudantes dos últimos anos dos cursos de História, Filosofia, Letras, Geografia, Biblioteconomia, Turismo, Musicologia. Aos voluntários, sozinhos ou em pequenos grupos, atribui-se um projeto; e cada qual trabalha no ASP um dia por semana; além disso, ao menos uma vez por ano, os resultados das suas pesquisas devem ser apresentados num Congresso Acadêmico.

Atualmente estão em curso os seguintes projetos:

- ordenação e catalogação do Fundo Documental do ASP, seção casas;

- ordenação e catalogação do Fundo Fotografico, seção casas;

- ordenação e catalogação da Biblioteca Histórica/Seção Biblioteca Patagônica;

- pesquisas de temas específicos: trabalho interdisciplinar entre os estudantes Joaquín García Insausti (História) e Andoni Freije (Filosofia): “A conquista do deserto através do olhar de um missionário”, discussão dos conceitos de civilização e barbárie, Fonte Ricardi, 1887.

Visitas de escolares

O ASP recebe também grupos de alunos de escolas primárias e secondárias, e dos institutos de instrução superior, a fim de promover ‘a educação ao cuidado do patrimônio cultural e dos documentos históricos’, e a aproximação dos jovens ao trabalho de pesquisa arquivística e histórica.

Busca-se desse modo também reforçar a identidade salesiana e o sentido de pertença dos jovens à FS.

Publicado em 10/07/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês