Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

7/7/2014 - Itália - A fome dos direitos: uma sociedade mais justa para a criança e o adolescente
Fotos do artigo -ITÁLIA – A FOME DOS DIREITOS: UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA PARA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Bári) – Realizou-se em Bári, no dia 3 de julho, a festa 'Estate Ragazzi’ (colônia para crianças e adoplescentes), dos oratórios festivos salesianos, da Puglia. Tomaram parte perto de 800 entre crianças e adolescentes da região. Ao encontro associou-se também uma Coletiva de Imprensa sobre o tema “Rumo à Expo 2015: a fome de direitos, o alimento certo para os jovens”.

O dia foi organizado pelo MJS – Movimento Juvenil Salesiano – e pelo Oratório “Redentor”, dos Salesianos de Bári, em colaboração com “Coldiretti Puglia”, junto com “Terranostra Puglia”, “Campo Amigo”, “Fundação João Paulo II” e Associação “Um Palhaço por Amigo”.

Uma vez acolhidos os jovens participantes no oratório anfitrião, com merenda e a saudação do Inspetor da Itália Meridional (IME), P. Pasquale Cristiani, a manhã prosseguiu marcada pelos jogos do ‘Ludobus’, da onlus Fundação João Paulo II, por jogos de rua, preparados pelos animadores do Colégio ‘Redentor’.

Contemporaneamente, junto à vizinha sala do ‘Fortino Sant’Antonio’, decorreu a conferência de imprensa. Participaram o Presidente e o Diretor de ‘Coldiretti Puglia’, Gianni Cantele e Angelo Corsetti; a pediatra Giuseppina Limongelli; e os Salesianos P. Fabio Bellino, Delegado para a Pastoral IME, e o P. Gianpaolo Roma, Delegado para a Animação Missionária IME.

O P. Francesco Preite, Diretor do Oratório Redentor e organizador do evento, sublinhou: “Os jovens têm fome de direitos: ao jogo, à socialzação, à amizade. Esta festa é a demonstração mais bela que, juntos, se pode construir um futuro melhor, uma sociedade mais justa, onde, no centro, estão exatamente: as crianças e os adolescentes. Nós procuramos fazer o nosso possível e fazemos votos para que a Região Puglia consiga reconhecer o nosso papel social”.

Depois do almoço, os 800 meninos dirigiram-se em festivo cortejo até à Catedral de Bári. Acolhidos pelo pároco, P. Franco Lanzolla, ouviram a história da Catedral e recitaram uma oração especialmente preparada. Na reflexão que se seguiu, inspirada no Evangelho da multiplicação dos pães e dos peixes, o P. Bellino disse: “Jesus sabe que aquela merenda pode ser multiplicada se o menino se dispuser a doar. E assim aconteceu! O bem colocado em comum se multiplica: a generosidade dos meninos e a confiança que os animadores neles depositam fazem milagres”.

A festa a seguir terminou na ‘Piazza della Ferrarese’, com o espetáculo animado pela associação “Um Palhaço por Amigo” e a boa-noite” do P. Cristiani, que insitiu na necessidade de continuar a doar-se pelos mais pequenos para construir uma sociedade mais justa e mais inclusiva.

O Oratório de Molfetta levou o troféu.

Publicado em 07/07/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês