(ANS - Chintapalli) – Os Salesianos da Inspetoria de Hyderabad estão utilizando as “Macs” para promover o desenvolvimento socioeconômico das mulheres indígenas. Não se trata entretanto de colocar à disposição computadores, mas de ajudar a começar as “Mutual Aided Cooperative Societies” – MACS (Sociedades Cooperativas de Socorro Mútuo). No passado dia 23 de junho, p. e., quase 500 mulheres, procedentes das vilas Tajangi, Lambasingi e Pedda Barada, participaram da abertura de um programa MACS, em Chintapalli.
Na apresentação da iniciativa, estavam presentes o P. Vijaya Bhaskar, Vigário do Inspetoria; o P. Reddy Rayappa, Diretor da obra salesiana, de Vijayawada; o Sr. Chandrashekar, coordenador civil do Instituto Dom Bosco; e várias outras Personalidades locais.
No discurso de abertura, o P. Rayappa explicou aos membros dos grupos indígenas a importância de obter a aprovação para o projeto MACS; o valor da poupança; a necessidade da formação; e outros importantes temas correlatos. O P. Bhaskar expressou em seguida o seu apreço pelas MACS e congratulou-se com o P. Rayappa e com a Irmã Padma, das Irmãs de São José da Aparição (SJA), por sua criatividade e empenho humanitário em favor do desenvolvimento dos indígenas em Chintapalli.
O Sr. Chandrashekar descreveu às mulheres e aos responsáveis pelas vilas, a necessidade da poupança, como economizar dinheiro e quais sejam os benefícios que dali advenham. Os chefes das vilas, por fim, agradeceram ao P. Rayappa por seus esforços em motivar seu povo e em ajudar a fazer valer os próprios direitos.
Na circunstância foi também criada a Cooperativa de Mútuo Socorro e a Sociedade de Crédito e Poupança “Chintapalli Don Bosco Mathru Janani Mahila”, que continuará o seu trabalho sob a guia dos Sres. K. Bhagya Lakshmi e B. Venkatakumari, e de outras Autoridades locais.
Atualmente a obra salesiana de Vijayawada, através dos projetos MACS já iniciados, está ajudando a perto de 16 mil mulheres indígenas, em 24 subdivisões locais da Região, com um volume de depósitos perto de 42 milhões de rupias.
O primeiro programa MACS foi começado exatamente pelo P. Bhaskar; e referia-se à construção de um reservatório hídrico para as populações indígenas, de Lambadapalli.
Publicado em 30/06/2014