Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

26/6/2014 - Chile - Sergio Román: do Colégio salesiano à Copa do Mundo
Fotos do artigo - CHILE – SERGIO ROMÁN: DO COLÉGIO SALESIANO À COPA DO MUNDO

(ANS – Concepción) – Sergio Román, Professor de Educação Física no Instituto salesiano, de Concepción, e Árbitro internacional da FIFA desde 2007, faz parte do trio de árbitros chilenos que participa da Copa do Mundo de Futebol–Brasil 2014. Desde aluno oferecia-se para ajudar como juiz nos jogos: “Penso que tenha sido o ponto de partida desta paixão” – disse numa entrevista concedida à Secretaria de Comunicação Social, dos Salesianos de Concepción.

Para o Professor, que neste ano completa 23 de carreira arbitral, trata-se de um sucesso profissional significativo, que coincide com o ano do seu retiro dos campos de jogo: “Justamente por isso é tão significativo que, depois de todo esse tempo, eu conclua a minha carreira com os Mundiais” – explicou.

O sr. Román iniciou a sua carreira de árbitro exatamente no Instituto salesiano quando começou a propor-se como juiz nas partidas entre amigos. Sucessivamente, quando começou a estudar Pedagogia na Educação Física, na Universidade de Concepción, entrou a fazer parte do Corpo de Árbitros de Futebol do ateneu até que chegou a fazer um curso de Arbitragem na “Associação Nacional de Futebol Profissional”.

Como Professor, teve sempre de alternar e combinar ambas essas suas paixões: o ensino e a arbitragem. Em 1996 arbitrou na 2ª Divisão chilena. Sete anos mais tarde foi promovido a árbitro internacional de Futsal e em 2007 chegou a grande satisfação da nomeação a assistente arbitral internacional, o que lhe permitiu começar a apitar em torneios como ‘a Copa Libertadores’, ‘a Copa Sul-Americana’ e a qualificação para a Copa do Mundo e a ‘Confederations Cup’: arbitragens que lhe valeram boas avaliações pela FIFA e lhe permitiram abrir caminho pelo rumo da Copa do Mundo do Brasil 2014.

O professor Román sempre sublinhou o apoio que recebeu da Escola para conciliar ambas as exigências: “O primeiro a apoiar-me foi o nosso Diretor de Estudos, o saudoso Mario López, que me proporcionou a oportunidade de mover-me em nível internacional. Sem o seu apoio, nada do que há se teria podido realizar” – recordou.

Em abril de 2013 foi-lhe comunicado que seu nome fora inserido entre os possíveis membros arbitrais chilenos para o Mundial e de aí em diante iniciou uma preparação física, psicológica e técnica assaz intensa e que lhe permitiu ver seu nome confirmado no elenco definitivo publicado em janeiro deste ano. Tinham sido dez os trios formulados inicialmente para o setor Sul-Americano, mas apenas cinco a seguir foram nomeados pela FIFA.

O Professor faz parte do trio composto também por Enrique Osses e Carlos Astroza. Partiram no dia 1° de junho rumo a Rio de Janeiro, onde iniciaram uma intensa fase de preparação, com sessões atléticas pela manhã e analítico-técnicas pela tarde,

Antes de partir para o Brasil o Sr. Román enviou mensagem aos seus alunos: “Qualquer que seja a atividade que façais, sede sempre responsáveis e coerentes. Os sonhos só se realizam quando se persiste, quando se vai à frente, quando um se esforça ao máximo”.

Publicado em 26/06/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês