Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

26/6/2014 - China - Um junho quente
Fotos do artigo -CHINA – UM JUNHO QUENTE

(ANS – Hong Kong) – São dias especialmente quentes os deste mês de junho em Hong Kong. Quentes climatica e socialmente, pela redescoberta do interesse dos jovens nos negócios estatais.

De 20 a 22 de junho, de fato, fez-se um referendum não oficial sobre as reformas democráticas, lançado pelo movimento ‘Occupy Central’. Lançado às 12 de sexta-feira, 20, depois de poucas horas já recolhido mais de 200 mil votos, embora os organizadores pensassem que uma adesão de pelo menos 100 mil pessoas já teria sido um bom resultado. E os dados fornecidos ontem, quarta, 25, por fontes da Comissão promotora, falam de “quase um milhão de votos”.

A consulta, que tem apenas valor indicativo, pede aos cidadãos expressarem seu parecer sobre qual seja a melhor maneira de eleger o próximo chefe do executivo, em 2017: se o direto, por sufrágio universal, como pedido pelos grupos democráticos; ou, doutro modo, pelo de continuar usando o método atual, através de uma comissão de representantes que em parte são nomeados de cima – pelo governo, e por Pequim. O referendum se devia fazer somente nos dias 20-22 de junho, mas um ataque de pirata informático ao server de ‘Occupy Central’ obrigou a prolongar a votação até ao próximo dia 29.

Para promover a participação no referendum dedicou-se pessoalmente também o Cardeal Joseph Zen Ze-Kiun SDB, Bispo Emérito de Hong Kong, China, o qual junto com outras personalidades – entre as quais o fundador do movimento democratico de Hong Kong, o católico Sr. Martin Lee – organizou a iniciativa do “Exodus pela democracia”: um ‘êxodo’ entendido no sentido usado pelo Papa Francisco, que convida com frequência os cristãos a “sair para as ruas”.

Por sete dias, com um empenho de 12 horas por dia – num total de 84 horas de serviço – o Prelado salesiano e os seus colaboradores cobriram perto de 20 quilômetros de rua por dia, convidando o povo a apoiar o Referendum popular. O ‘êxodo’ foi eficiente, visto que em determinados momentos os ativistas presentes nas ruas chegavam a 800, e vista, sobretudo, a grande participação no referendum.

Mas o dia 22 de junho não foi apenas o dia do referendum: foi também a Solenidade do Corpo de Deus. O Cardeal Zen Ze-Kiun presidiu a Eucaristia e a Procissão Eucarística no parque ‘Dr. Sun Yat Sen’, à margem norte da ilha de Hong Kong. A procissão fez numerosas paradas ao longo de todo o litoral para permitir ao Cardeal abençoar amplamente a grande cidade.

Publicado em 26/06/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês