Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

5/6/2014 - Índia - O Programa BOSCO de Assistência aos Refugiados recebe Prêmio Pascual Chávez 2013
Fotos do artigo -ÍNDIA – O PROGRAMA BOSCO DE ASSISTÊNCIA AOS REFUGIADOS RECEBE PRÊMIO PASCUAL CHÁVEZ 2013
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Yercaud) – O Programa “BOSCO” (Bosco Organization for Social Concern and Operation), com sede em Nova Délhi, venceu o Prêmio ‘Pascual Chávez de Pastoral Inovadora 2013’. O prêmio foi atribuído no dia 28 de maio passado, em Yercaud, na Inspetoria de Tiruchy, no decorrer da Assembleia Geral da Conferência dos Inspetores Salesianos, da Ásia Sul (SPCSA).

BOSCO é um programa de assistência a refugiados, ativo na Capital nacional da Índia, e faz parte da Pastoral Social da Inspetoria de Nova Délhi (INN). O Prêmio, que consiste num Certificado apergaminhado e numa doação em dinheiro, foi entregue ao P. José Mathew, Diretor do BOSCO e ao P. Michael Peedikayil, Inspetor de Nova Délhi, pelo P. Maria Arokiam Kanaga, Conselheiro Geral para a Região Ásia Sul.

O Prêmio Pascual Chávez para a Pastoral Inovadora foi instituído em 2012 pela SPCSA para evidenciar aquelas atividades pastorais que se fazem na região e que são expressões eficientes do carisma salesiano no mundo de hoje. No ano passado foi conferido ao “Don Bosco Prison Ministry” (DBPM - Pastoral Carcerária Salesiana), da Inspetoria da Índia-Calcutá.

O programa BOSCO se concentra na assistência e serviço a um grande número de refugiados, que povoam a Capital Indiana. Atualmente se dedica a perto de 22.000 refugiados e necessitados de asilo, através dos seus 14 centros espalhados pela cidade de Nova Délhi e, faz quase dez anos, colabora com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR) para fornecer acesso aos cuidados, à educação, ao fortalecimento das comunidades/autossuficiência, do apoio psicossocial e das ajudas em geral.

Os serviços que BOSCO fornece aos refugiados vão desde a educação e a formação profissional, à inserção no trabalho, ao suporte psicossocial e ao auxílio para iniciar atividades geradoras de lucro.

Fiel ao espírito salesiano, BOSCO chega aos jovens refugiados através dos clubes juvenis: nestes anos foram iniciados onze clubes juvenis, que desenvolvem programas de sensibilização e campanhas sobre temas como: a violência sexual e de gênero, o acesso à instrução, o HIV/AIDS… Atualmente são perto de 1000 os jovens refugiados associados nos “Bosco Youth Clubs”.

O programa BOSCO conta com uma equipe de 230 pessoas, metade das quais são os mesmos refugiados, que encontram sua felicidade e orgulho em trabalhar e servir aos mais vulneráveis.

O P. Mathew disse que o objetivo do ‘Bosco’ é colocar os refugiados em condições de reconstruir-se a vida, individuando o seu potencial, construindo sobre suas próprias capacidades: “Cada refugiado sonha e espera por um mundo pacificado, sem guerras. Admiramos sua força e coragem com que enfrentam os novos desafios e começam uma nova vida, buscando sarar das dores e do trauma de perder o que lhes era mais caro”.

Publicado em 05/06/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês