Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

29/5/2014 - Guatemala - A festa de Maria Auxiliadora nas vilas ‘maya-q’eqchi’
Fotos do artigo -GUATEMALA – A FESTA DE MARIA AUXILIADORA NAS VILAS ‘MAYA-Q’EQCHI’
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – San Pedro Carchá) – Em clima de grande festa, as populações indígenas que habitam o território da Paróquia São Pedro Carchá, confiada aos Salesianos, festejaram a Solenidade de Maria Auxiliadora. Em quase todos as vilas está presente uma estampa ou pequena estátua da Virgem tanto amada por Dom Bosco. Sua devoção difundiu-se exatamente graças à chegada dos Salesianos a essas terras, há quase 80 anos.

A evangelização dos povos indígenas está ainda em caminho. Mas graças também ao auxílio dessa especial proteção materna, quase todos as vilas têm um pequeno local, mui frequentemente, de madeira e pavimento de terra, onde se reúnem todos os domingos para celebrar a Liturgia da Palavra. Vale também sublinhar que com o auxílio da Procuradoria Missionária Salesiana, de New Rochelle (NY), algumas dessas capelinhas se vão transformando em igrejas de material.

“Deus concedeu-me a graça de fazer o noviciado em Pinerolo e os quatro anos de Teologia na ‘Crocetta’, em Turim, onde pude valorizar e viver de perto a Festa de Maria Auxiliadora” – conta o P.Vittorio Castagna, missionário salesiano desde 2010.

A Paróquia salesiana conta 350 vilas e uma população de 250.000 habitantes. O trabalho pois para os missionários não pára: “Neste ano, nas 64 vilas que me foram confiadas, concentramos alguns eventos juvenis e educativos. No dia 24 de maio, às 6h30m, celebrei para 300 meninas internas no Centro Talita Kumi; às 10h30 fui ao povoado Maria Auxiliadora: ali, Missa, momento de jogos e formação para três oratórios; às 14h30 fui à cidade: outros quatro oratórios das vilas próximas viviam um momento semelhante. De tarde, às 17h e às 14h fui a mais duas vilas onde no fim da procissão estava prevista a Santa Missa. Às 22h30 junto com a ‘Renovação no Espírito’, de que sou o Assistente diocesano, fizemos uma pequena vigília mariana, celebrando também aí a Santa Missa”.

O dia seguinte, domingo, 25, foi vivido como prosseguimento da Festa: “Às 9 horas uma procissão com pelo menos 1000 senhoras e meninas, seguida da Eucaristia no Centro Maria Auxiliadora. Depois, um pequeno retiro sobre o tema: ‘A mulher na Igreja’. De tarde, uma visita a outra vila, seguindo a mesma dinâmica com perto de 300 senhoras. E de noite, mais duas Missas em outros dois povoados".

«Realmente – conclui o P. Castagna – por aqui se experienciam as palavras de Jesus: ‘A messe é grande, mas os operários, poucos. Pedi pois ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe’ (Lc 10,2)».

Publicado em 29/05/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês