Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

5/5/2014 - RMG - Santos salesianos de maio
Fotos do artigo -RMG – SANTOS SALESIANOS DE MAIO

(ANS – Roma) –Aos cuidados do P. Pierluigi Cameroni,Postulador Geral das Causas dos Santos da FS,propõem-se a seguir alguns, breves, traços sobre os Santos salesianos deste mês de maio.

6 de maio: São Domingos Sávio

«Da mihi animas, cetera tolle»- foi este, o lema que impressionou Domingos Sávio quando pela primeira vez entrou no escritório de Dom Bosco e o levou a um comentário que ficou famoso: «Entendi. Aqui não se faz comércio de dinheiro, mas de almas. Entendi e espero que também a minha alma entre a fazer parte desse comércio». Entendeu claramente que Dom Bosco não fornecia somente instrução e casa, mas sobretudo uma oportunidade para crescer espiritualmente. O seu desejo de ser santo e ser sacerdote concretizou-o com alguns amigos do Oratório, entre os quais, Miguel Rua e o João Massaglia, fondando a Companhia da Imaculada Conceição, de que florirá a primeira geração de salesianos.

13 de maio: Santa Maria Domingas Mazzarello, das Filhas de Maria Auxiliadora

Na esteira de Dom Bosco, viveu e irradiou uma intensa caridade educativa e apostólica, convencida de que esta fosse a base da vida de comunidade, princípio pedagógico, fonte da piedade, condição do equilíbrio e da felicidade pessoal, prática de virtudes específicas, quais a amizade, a boa educação, a renúncia aos próprios interesses. Tal caridade se caracterizou na forma de maternidade espiritual exercida através da formação das coirmãs, das numerosas viagens, da doação da própria vida, devotada ao exercício de uma caridade paciente, benigna, universal. Na sua missão Deus a sustentou também mediante um especial auxílio: ‘o discernimento dos espíritos’.

16 de maio, são Luís Orione fundador da Pequena Obra da Divina Providência

Foi um menino crescido no Oratório de Valdocco. Dom Bosco notou as suas qualidades, incluindo-o entre os seus prediletos, assegurando-lhe: “Nós seremos sempre amigos”. Em Turim o jovem Luís conheceu também as obras de caridade de s. José Bento Cottolengo, vizinhas ao Oratório de Dom Bosco. Encarnou o carisma da caridade pelos pobres, vendo neles o rosto de Jesus, servindo-o com alegria… santa. O testemunho espiritual e caritativo, do P. Orione encontra a sua fonte na caridade de Deus, que acompanha, com o seu amor preveniente e providente, a vida de cada pessoa, sobretudo se pobre e deserdado. Tal fogo de caridade, alimentado por uma intensa vida espiritual, concretizar-se-á num estenso leque de zelo apostólico, que se passa das missões ao ecumenismo, com o intento de realizar o seu mote: ‘Instaurar tudo em Cristo’!

18 de maio, s. Leonardo Murialdo fundador da Congregação de São José

A experiência espiritual deste santo turinense, amigo e colaborador de Dom Bosco, tem as suas raízes numa grave crise juvenil, período difícil e doloroso de distanciamento de Deus, aos 14 anos; mas que Leonardo nunca mais esqueceu e lhe marcou tanto a vida quanto a missão. A crise, e a sua solução, influíram também em sua prática pedagógica, feita de doçura, de compreensão, de paciência. Voltando a Deus depois da desorientação juvenil, Murialdo experienciou de modo intenso e vital, o amor misericordioso e acolhedor do Pai, que se tornou a alma da sua ação apostólica e social, sobretudo em favor dos jovens e dos operários.

29 de maio, São P. José Kowalski, mártir

Nascido em Siedliska, Polônia, em 1911, entrou para os salesianos em 1927 e tornou-se sacerdote em 1938. Apreciado conferencista segundo o carisma de Dom Bosco, foi educador; também através da música, criando um coro juvenil. O seu apostolado na Paróquia de são Stanislao Kostka a Dębniki (Cracóvia)foi interrompido no dia 23 de maio de 1941, quando os nazistas o levaram preso com mais 11 coirmãos. Tornou-se o ‘N.17.350’ no campo de extermínio de Auschwitz. Em 1942, por sua recusa em pisar um santo Terço, ou Rosário, foi submetido a trabalhos massacrantes. Foi em seguida torturado e afogado no canal de esgotos do campo de extermínio pelos guardas nazistas. Os seus conterrâneos começaram a venerar-lhe a memória, conscientes de que o seu sacrifício havia suscitado numerosas vocações. O Papa João Paulo II, que conheceu pessoalmente o P. Jozef, disse por ocasião da sua beatificação com outros 107 mártires poloneses: “Se hoje nos alegramos pela beatificação de 108 mártires, clérigos e leigos, fazemo-lo antes de tudo porque são Eles são o testemunho da vitória de Cristo, o dom que restitui a esperança…”

O mês de maio culmina com a Festa de Maria Auxiliadora, que na tradição salesiana tem uma importância decisiva. À preparação desta festa, ANS dedicará atenção especial.

Na seção de sdb.org, dedicada à ‘santidade’ estão disponíveis outras informações e recursos sobre os santos salesianos.

Publicado em 05/05/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês