Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

3/4/2014 - Bolívia - Para mais de 700 crianças e adolescentes uma segunda chance graças ao Projeto Dom Bosco
Fotos do artigo -BOLÍVIA – PARA MAIS DE 700 CRIANÇAS E ADOLESCENTES UMA SEGUNDA CHANCE GRAÇAS AO PROJETO DOM BOSCO

(ANS – Santa Cruz) – O Projeto Dom Bosco’, desenvolvido pelos salesianos de Santa Cruz se orienta a crianças e meninos de rua, e pode contar com vários centros de acolhença, internatos e centros diurnos, onde as crianças e adolescentes podem encontrar escuta, cuidado, afeto e atenção às suas necessidades.

Rúbens tinha 10 anos quando sua mãe engravidou pela terceira vez. Seu pai, então, os abandonou. A mãe não podia trabalhar. Assim Rúbens deixou a escola e acabou pelas ruas de Santa Cruz. Inicialmente ia ali para trabalhar ou pedir esmola; mas pouco a pouco a rua o engoliu: começou a roubar, a prostituir-se e a drogar-se. Seu irmão menor seguiu-lhe o exemplo. Foi então que Rúbens pediu SOS e topou com o Projeto Dom Bosco.

Na Bolívia são mais de 4.000 as crianças que vivem na rua: “Um problema que está crescendo, sobretudo em Santa Cruz. O povo tinha medo e nascera até a ideia de os ocultar, de os trancafiar na prisão. Não havia instituições que deles se interessassem, nem políticas sociais voltadas às crianças em situação de perigo, isto é: periclitantes. Assim, a partir da experiência de acolhença de Dom Bosco em Valdocco, iniciamos este projeto” – explicam os salesianos envolvidos.

O projeto mantém várias fases: “Techo Pinardi” (Telheiro Pinardi) é o primeiro. Trata-se de um Centro para baixinhos que pode acolher até 70 crianças e que lhes permite passar ali a noite! Seu lema é: “Não se drogue, não roube, não brigue!”. Mas há também “Patio Don Bosco”, centro diurno onde se joga e se recebem aulas de reforço e alfabetização, se o desejarem. A “Granja” (sítio campesino) é um Centro de transição para 50 crianças. Todas as crianças que ali vivem estão em ontato com a natureza. Ali também começa-se a retomar contato com um pouco de ordem, de disciplina e de háitos de viver civilmente, visando reintegrar-se na Sociedade.

Outros Centros de acolhença são: “Hogar Don Bosco” (Casa Dom Bosco), “Mano Amiga” (Mão Amiga) e “Barrio Juvenil” (Bairro Juvenil), que globalmente acudem perto de 340 meninos de rua e oferecem também eficiente educação e consultoria para encaminhar-se ao trabalho. “Don Bosco en los barrios” (Dom Bosco nos bairros) é mais uma parte do «Proyecto Don Bosco», dedicada à prevenção e aos cuidados de crianças e jovens procedentes de famílias desestruturadas.

Em YouTube, um vídeo sobre a experiência com meninos de rua, na Bolívia.

Publicado em 03/04/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês