Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

27/3/2014 - RMG - CG27: As diversidades para construir a unidade
Fotos do artigo -RMG – CG27: AS DIVERSIDADES PARA CONSTRUIR A UNIDADE
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) – Hoje também, momentos de discernimento para as eleições que irão empenhar os Capitulares nesta semana. Com uma novidade no processo de eleição dos Conselheiros de Setor, tal como se deliberou pela Assembleia Capitular.

Já na tarde de quarta-feira, 26 de março, cada grupo de capitulares, divididos por Regiões, apresentou as primeiras indicações para os Conselheiros de Setor, apontando dois candidatos: um pertencente à Região e outro externo a ela.

Assim, para cada um dos cinco Setores (Formação, PJ,  CS, Missões, Economia) começaram a ser compostas as primeiras listas de candidatos, alguns dos quais recorrentes. E nem todos os candidatos listados pelos Capitulares são membros da Assembleia Capitular.

Na manhã de quinta-feira, 27, à luz das consultas do dia anterior, os capitulares fizeram duas diferentes votações sondagens, para os Conselheiros de Setor.  

Esses processos eleitorais são a expressão externa, visível e tangível, do clima e realidade espirituais – contexto humano e de fé no qual se continua a fazer experiência dia após dia.

É pois isto quanto evidenciou o Reitor-Mor no início da assembleia: há que agradecer tanto pelo clima de mútua fraternidade que se vive quanto pelo desejo de inteira comunhão. E terminou com um auspício: “Busquemos todos, na verdade, quanto Deus deseja de nós” para o bem da Congregação.

Também o Vigário do Reitor-Mor, P. Francesco Cereda, na homilia da Concelebração Eucarística da manhã, convidou, a partir das Leituras do dia, a não esquecer que “a unidade na diversidade é um dom gratuito a ser acolhido e uma árdua tarefa de ser realizada”.

E fazendo uma referência explícita ao dia, ainda repleto de votações para as eleições, afirmou: “Temos, na Congregação o dom e o dever custodiar e fomentar a unidade carismática, olhando todos para o nosso caríssimo Pai e Fundador, Dom Bosco, acolhendo a guia do seu Sucessor e, como afirmam as Constituições, garantindo uma formação ‘unitaria nos conteúdos essenciais e diversificada nas expressões concretas’. Devemos ao mesmo tempo empenhar-nos por valorizar as diferenças; hoje, com a eleição dos Conselheiros de Setor, teremos a possibilidade de oferecer a nossa contribuição como Capítulo à construção de un Conselho Geral que exprima a riqueza das diversidades da nossa Congregação: uma Congregação que se torne cada vez mais intercultural e transcultural”.

E citando o Papa Francisco, sublinhou: “O conflito e a divisão podem ser um risco, de que nos devemos precaver. É necessário estar alerta, enfrentá-los, superá-los. Torna-se possível assim desenvolver uma comunhão nas diferenças, que só pode ser favorecida por aquelas nobres pessoas que têm a coragem de transcender a superfície conflitual, considerando os outros em sua dignidade mais profunda… A unidade é superior ao conflito”.

Publicado em 27/03/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês