Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

17/3/2014 - Venezuela - Morre o Fundador das Damas Salesianas
Fotos do artigo -VENEZUELA – MORRE O FUNDADOR DAS DAMAS SALESIANAS

(ANS – Caracas )– Sexta-Feira, 14 de março, faleceu aos 86 anos de idade o P. Miguel González GarcíaSDB, fundador da Associação das Damas Salesianas (ADS), um dos grupos da Família Salesiana.Nascido em Urdiales del Páramo, Inspetoria de Leão, Espanha, dedicou toda a sua vida como missionário na América no serviço de Deus e do próximo, emulando Dom Bosco, Pai e Mestre da Juventude.

Nascido em 27 de abril de 1927, o P. Miguel foi enviado jovem ainda como missionário à América. Conclui os estudos no Instituto Internacional P. Rúa, em El Salvador, onde também se diploma em Teologia e Sociología. Foi ordenado sacerdote salesiano no dia 14 de novembro de 1954. “Para Ti, Senhor, a honra e a glória: para mim o trabalho” – foi o lema que escolheu para sua vida sacerdotal.

Após a ordenação foi enviado a Cuba, onde viveu e trabalhou sete anos. Essa experiência marcou, para o resto de sua vida, o seu modo de ver o mundo: considera fundamental convencer aos que possuem de que não somente é necessário praticar a caridade mas que também se devem envolver ativamente e trabalhar pela justiça social. Visionário e audaz, adiantou-se aos tempos em pedir a incorporação dos leigos – especialmente da mulher – no trabalho social.

Chegou à Venezuela no dia 6 de março de 1961. Em Valera, organiza homens e mulheres da comunidade para trabalhar em favor dos mais fracos e ali constitui a Comissão de Ação Social – primeiro núcleo da sua vasta obra posterior. Encarrega-se da construção do ‘Templo Nacional San Juan Bosco’, em Altamira, Caracas. Pede aos arquitetos que ao levantar o Templo destinem os ‘sótãos’ às Obras sociais, que já pensa em fundar. Nasce assim o ‘Conjunto Social Dom Bosco’, casa matriz da ADS.

No dia 13 de maio de 1968, constitui-se formalmente a ADS: Associação Civil sem finalidade de lucro, agrupamento privado de fiéis, regida pelo Direito Canônico, constituída de mulheres leigas católicas; sua ação se destina à promoção integral da Pessoa humana, dando ênfase à assistência às mulheres e aos jovens, por serem os setores mais débeis da sociedade, na Venezuela dos anos 60s.

A ADS recebe o reconhecimento eclesiástico, outorgado por decreto do Cardeal José Alí Lebrún, no dia 29 de setembro de 1988, e o reconhecimento como grupo da Família Salesiana, concedido pelo Reitor-Mor, P. Egídio Viganó, no dia 29 de dezembro do mesmo ano, 1988.

O P. Miguel dedicou meio século de vida às obras sociais. Hoje os frutos de seu trabalho são visíveis em 127 Centros ADS na Venezuela, nos demais países da América, desde a Califórnia até à Patagônia, à Espanha, às Filipinas.

É com esses frutos que o P. Miguel se apresenta ao Criador, com a certeza de ter cumprido ao longo da sua também longa vida, sem pressas nem pausas, a promessa feita no dia da sua ordenação: “Para Ti, Senhor, a honra e a glória: para mim o trabalho”.

Publicado el 17/03/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês