Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

6/3/2014 - RMG - CG27: As comissões estudam
Fotos do artigo -RMG – CG27: AS COMISSÕES ESTUDAM
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) - O CG25 pedira ao Reitor-Mor dedicar parte do tempo do Capítulo Geral ao estudo da situação da Congregação. Por essa orientação, o CG26 assim fez. Também o CG27 dedica dois dias a essa finalidade: e este será o empenho para hoje e amanhã.

Diz o Regulamento: “O estudo de tal relação tem a finalidade de discernir os desafios prioritários da Congregação e de individuar os processos e as intervenções fundamentais que devem marcar o sexênio 2014-2020”.

O estudo se faz antes de tudo nas comissões que, ao fim do dia, apresentarão um texto: um grupo – de redação – proposto pelo Presidente elaborará um único documento.

Não faltarão os momentos de discussão na assembleia: após a apresentação dos trabalhos feitos em comissão far-se-á um debate e poderão ser pedidos esclarecimentos tanto ao Reitor-Mor quanto aos seus Conselheiros.

Nas comissões o estudo fará referência a duas grandes áreas: atenção e escuta da vida da Congregação, e caminho para o próximo sexênio.

Trata-se pois de proceder a um exame da situação da Congregação, com os desafios principais que ela deve enfrentar no próximo sexênio (expectativas, necessidades, dificuldades, problemas) e sucessivamente individuar as linhas de ação fundamentais, com eventuais indicações de metas por alcançar e de passos de se dar.

Uma etapa, portanto, em linha com o Regulamento: “As conclusões do estudo da relação poderão ser assumidas pela assembleia capitular no desenvolvimento do tema ou nas decisões sobre a vida da Congregação confiadas à Comissão jurídica. Os elementos não assumidos pelo Capítulo serão confiados ao Reitor-Mor e seu Conselho Geral quais sugestões para o «Projeto de animação e governo para o sexênio 2014-2020»”.

Como se pode notar, trata-se de um percurso de partilha, corresponsabilidade e discernimento comunitário, que marca os momentos de trabalho capitular.

Já nos dias 25 e 26 de fevereiro a Assembleia capitular fora envolvida pela apresentação dos Setores e das Regiões. Sucessivamente o Reitor-Mor apresentara a sua Relação “Visão global e olhar profético”.

Antes do fim do Capítulo estarão à disposição de cada Região outros momentos para estudar a própria situação e oferecer ao Reitor-Mor e Conselheiros Gerais eleitos, as linhas de ação de se terem presentes para a animação e o governo no próximo sexênio.

Publicado em 06/03/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês