Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

4/3/2014 - RMG - CG27: Relação do Reitor-Mor um chamado à conversão pastoral
Fotos do artigo -RMG – CG27: RELAÇÃO DO REITOR-MOR UM CHAMADO À CONVERSÃO PASTORAL
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) – Prossegue-se ao remate do conhecimento do estado da Congregação. Na tarde de ontem, 3 de março, dia da abertura do CG27, como completamento e integração de quanto já fora ilustrado pelos Conselheiros, o Reitor-Mor apresentou um olhar sobre os doze anos de seu Reitorado: “uma visão de conjunto e, possivelmente, um olhar profético e de futuro”.

“A avaliação acerca dos últimos doze anos de governo é globalmente positiva… – exordiou o P. Chávez –. Todavia os objetivos gerais não foram totalmente alcançados. A mudança de mentalidade requer tempos longos. É preciso insistir e dar continuidade”.

Não faltaram referências pessoais: “Em linha com as grandes orientações do CG26, empenhei-me a fundo por promover entre os irmãos um conhecimento mais aprofondado de Dom Bosco e uma sua, deles, presença visível e eficaz entre os jovens”.

No programa de governo para o último sexênio haviam-se individuado três áreas: voltar a Dom Bosco, para dele re-repartir; a urgência de evangelizar e de convocar; simplicidade de vida e novas fronteiras. Dentro dessas áreas tinham sido fixados específicos objetivos que alcançaram um nível bom de realização. E não é pouco para uma Congregação “presente hoje em 132 países, tornando-se assim a Congregação Religiosa da Igreja mais difundida no mundo”, mas que, todavia, só pode correr “com velocidades diferentes”.

Cultura vocacional, empenho de fidelidade a Dom Bosco no serviço aos jovens, problema vocacional e formação, vocação do salesiano coadjutor: todos temas e realidades que, especificatamente, empenharam o governo da Congregação.

O Conselho geral “desenvolveu uma aprofundada e constante reflexão sobre dois temas especiais, assumindo a responsabilidade de individuar e fixar a política da Congregação a seu respeito: o tema dos abusos sexuais (‘tolerância zero relativamente a irmãos que incorrem neste abominável e doloroso crime’) e o tema de uma correta administração dos bens”.

Enriqueceu a Relação a projeção de um vídeo, dirigido pelo P. Donato Lacedonio e produzido por ‘Missões Dom Bosco’: um olhar que ilustrou o sexênio que se encaminha à conclusão.

Prestes a concluir, o P. Chávez assinalou como o contexto atual convide a uma ‘mudança pastoral’, que “não é fundamentalmente um ato amministrativo ou jurídico mas uma ação pastoral, porque significa tornar-nos presentes de forma nova onde estamos, respondendo melhor às necessidades dos destinatários, e tornar-nos presentes em campos onde até agora nao estivemos e onde hoje é mais relevante a nossa presença”.

E terminando, disse: “Trata-se de aprender a arte de morrer e a arte de viver, deixando de lado o que deve morrer para que o novo possa germinar, florescer, frutificar. E isto é fruto do Espírito, que arranca o coração de pedra e implanta um coração de carne, renovando assim a face da terra. É preciso aumentar a aposta e ousar na clareza, ou seja, dizer abertamente quem somos, o que queremos, o que pedimos, sem atenuar pretensões e exigências”.

Um caloroso e prolongado aplauso sublinhou o fim da Relação que marca não só um olhar ao passado mas também uma primeira introdução para o sucessor.

Publicado em 04/03/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês