Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

3/3/2014 - RMG - CG27: “Força e coragem e vamos avante”, disse o Cardeal Farina aos Capitulares
Fotos do artigo -RMG – CG27: “FORÇA E CORAGEM E VAMOS AVANTE”, DISSE O CARDEAL FARINA AOS CAPITULARES
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) – Ontem, domingo, 2 de março, durante a Eucarestia e no encerramento dos Exercícios Espirituais, o Cardeal Raffaele Farina SDB, Arquivista e Bibliotecário Emérito de Santa Igreja Romana, convidou os Salesianos a terem força e coragem na tomada de decisões que hão de guiar a Congregação Salesiana na missão pelos jovens e na Igreja.

Citando algumas definições que personagens importantes da literatura e da história deram de Dom Bosco, o Cardeal Farina especificou aquela exortação dirigida aos salesianos pelo P. Duvallet, capelão das prisões e colaborador do Abbé Pierre: “Vós tendes obras, colégios, oratórios e casas para os jovens, mas não tendes a não ser um tesouro: a pedagogia de dom Bosco! Esqueçam todo o resto: não são mais do que meios; salvai a sua pedagogia... Mudai tudo, perdei, se for o caso, as vossas casas, não importa! Mas conservai a pedagogia de Dom Bosco, construindo em milhares de corações a maneira de amar e de salvar os jovens que herdastes de Dom Bosco!”

Disse também uma palavra brotada da sua experiência com livros, como exemplo das possibilidades aproveitadas por Dom Bosco: “Em minha vida de religioso salesiano, de bispo e cardeal estive sempre ocupado com os livros. Permitam-me que continue a elencar os meios com os quais Dom Bosco entendia realizar a missão salesiana. Convido-vos a ler a Circular sobre a difusão dos bons livros escrita por Dom Bosco e enviada a todos os salesianos em 1885 ... Esta difusão dos bons livros é um dos fins principais de nossa Congregação. O artigo 7, §1, de nossas Regras diz dos salesianos: “se esforcem a difundir bons livros para o povo, usando todos aqueles meios que a caridade cristã inspira”

O Cardeal Farina referiu-se também à festa que está a envolver os 132 países onde estão presentes os Salesianos: “A ocasião do Bicentenário do nascimento de Dom Bosco, para o qual estamos nos preparando, deverá ser uma volta a Dom Bosco inteiro, com as escolhas substanciais e as escolhas estruturais, isto é, os objetivos primários e as estruturas de sustentação, sem confundir as estruturas de sustentação com os objetivos, mas também sem pretender manter os objetivos sem estruturas adequadas e significativas da vocação, do carisma, do intuito de Dom Bosco: o primado de Deus, o carisma do Fundador que precedem e englobam o do educador”.

Sobre este mesmo tema acrescentou: “Obviamente, não devemos repetir exatamente as estruturas usadas por Dom Bosco. Mas – pergunto-me – custa-nos tanto dizer que as vocações e as casas de formação são a nossa “menina dos olhos”, porque elas garantem a sobrevivência da Congregação e das obras de bem que essa cumpre”.

O Cardeal enfim concluiu fazendo um convite aos Capitulares a serem corajosos nas decisões que irão tomar no CG27: “Estamos reunidos para isto. Deus nos pede decidir acerca das estruturas da Congregação. E não podemos errar. “Força e coragem pois! E vamos para a frente!”.

Publicado em 03/03/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês