Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

27/2/2014 - RMG - CG27: Dinamismo e realismo entre desafios e novas oportunidades - 1
Fotos do artigo -RMG – CG27: DINAMISMO E REALISMO ENTRE DESAFIOS E NOVAS OPORTUNIDADES - 1
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS - Roma) – Os Capitulares, depois de uma introdução ao horizonte das origens com a Peregrinação pelos Lugares Salesianos (Turim em 22-24 de fevereiro), viveram quase uma segunda introdução na apresentação dos Setores e Regiões que compõem uma realidade mui relevante na animação e governo da Congregação.

Foram-se sucedendo os Conselheiros encarregados dos diversos Setores e Regiões. E os Capitulares não deixaram de acompanhar e apreciar as 15 Relações com as quais a realidade foi apresentada em toda a sua variedade, entre luzes e sombras, objetivos alcançados, desafios que se renovam, algumas primeiras hipóteses para um novo sexênio já às portas.

As apresentações foram publicizadas também socorrendo-se de imagens, gráficos, diapositivos, filmes, pps, DVD...

Praticamente impossível fazer uma síntese, ainda que parcial, de uma realidade tão ampla e diversificada. Embora por vezes se evidenciem também suores e insucessos, prossegue atirada à frente, porque os sonhos de Dom Bosco continuam a estar presentes e a impelir pelo rumo do futuro.

Mais de vezes indicou-se a necessidade de se crescer na coordenação e sinergia dos recursos. Esta prioridade se traduz em “coordenação e colaboração formativa nos diversos níveis”, num reforço da “coordenação entre os Dicastérios da Missão e da Formação”, e no criar cada vez mais sistema na área da Comunicação Social.

Pode-se também evidenciar que algumas Regiões, entre as quais emergem maiormente África-Madagascar, Itália-Oriente Médio e Europa Oeste, especialmente no último sexênio, foram envolvidas numa ampla reconfiguração interna, seja pela criação de novas circunscrições jurídicas, seja pela unificação e encorpamento de outras.

Há também que fazer emergir um dado, positivo e confortador: são as numerosas atividades de animação nos diversos níveis, marcados também por momentos celebrativos e eventos culturais especialmente promovidos – quais, p. ex., reuniões e publicações – . Tudo foi um válido suporte para fazer crescer na Congregação o sentido de pertença, a aceitação das orientações do CG26 e uma renovada atenção às instâncias educativas no mundo atual.

Outro elemento constante em todas as Regiões é o número crescente de colaboradores, membros da FS e outros leigos.

Não menos constante foi o crescente empenho pela fecundidade vocacional e a formação, tanto inicial quanto permanente.

A “volta a Dom Bosco”, indicada como prioridade no CG26, ganhou impulso especial com a Peregrinação das suas Relíquias pelos Cinco Continentes: pode-se falar de um despertar carismático, além de um renovado entusiasmo pelo “da mihi animas”.

Publicado em 27/02/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês