Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

23/2/2014 - Itália - CG27: A Congregação perante os novos desafios do mundo juvenil. Peregrinação a Turim, primeiro dia
Fotos do artigo -ITÁLIA – CG27: A CONGREGAÇÃO PERANTE OS NOVOS DESAFIOS DO MUNDO JUVENIL. PEREGRINAÇÃO A TURIM, PRIMEIRO DIA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma)– A Festividade da Cátedra de São Pedro – em cujo dia se iniciou, para os 220 membros do iminente CG27° dos Salesianos, a Peregrinação pelos Lugares das origens de Dom Bosco – marcou de maneira nadamente superficial o conteúdo e o valor do momento.

 

Na homilia que o Reitor-Mor, P. Pascual Chávez, pronunciou na Concelebração Eucarística vespertina na Basílica de Maria Auxiliadora, em Valdocco, desenvolveu-se a reflexão sobre a expressão que São Pedro usa em sua Primeira Carta para exortar os anciãos (ou seja, os presbíteros) a serem “testemunhas dos sofrimentos de Cristo e participantes da glória que está para se manifestar”.

 

“Dessas  palavras deriva a necessidade – sublinhou o P. Chávez – de uma conversão pastoral: apascentar a grei de boa vontade, não visando o próprio interesse, sendo-lhe de exemplo”. Aqui está o coração da experiência espiritual que os Salesianos repropõem ao seu ministério, e que pretendem explorar com coragem na autorizada sede do Capítulo que se abrirá em Roma no dia 3 de março próximo.

 

O tema escolhido para esse encontro da Congregação, que deverá também levar à eleição do novo Reitor-Mor, depois de dois sexênios guiados pelo P. Pascual Chávez, é: “Testemunhas da radicalidade evangélica”. A adesão total e irrevogável ao convite de Cristo, vivida pelo pescador Pedro, é iluminante também hoje para quem é chamado à vida religiosa. “É também quanto reafirmou o Papa Francisco quando os Superiores Gerais dos Religiosos, reunidos no Vaticano, lhe perguntaram o que Ele esperava das suas Congregações. Sua resposta foi: ‘A plena entrega de si a Jesus’ ” – testemunhou o P. Chávez.

 

Esta consciência leva a reencontrar sem hesitação a essencialidade da vocação, que Dom Bosco apresentava aos seus filhos, com a garantia de “pão, trabalho e paraíso”. A volta às raízes da vida carismática salesiana, visitando-lhe como peregrinos os lugares que lhe viram a expressão originária, é portanto a situação privilegiada para regenerar as potencialidades da Congregação perante os novos desafios do mundo juvenil.

 

Na visita pós-meridiana à Casa de Valsalice, onde se acolheu o primeiro grande desafio de ocupar-se da formação escolar dos jovens (e onde foi sepultado originariamente o corpo de Dom Bosco), a reflexão sobre o testamento espiritual do Fundador, aos cuidados do P. Aldo Giraudo (e proposta em inglês pelo P. Joe Boenzi, e em espanhol pelo P. Horacio López) pôs em evidência a heroicidade como elemento a caracterizar a consagração de um Salesiano. A esta característica Dom Bosco juntou a advertência, para si e para os seus filhos daquele tempo – mas de modo muito previdente também para os seus filhos de hoje – de preparar-se bem para tal consagração e “quando a tivermos feito, procuremos mantê-la, mesmo à custa de longo e grave sacrifício”.

 

Um frêmito dessa natureza percorreu também o Espetáculo proposto pelos pós-noviços de Nave, apresentado de noite no teatro grande de Valdocco, assim como a Boa-noite do P. Pascual Chávez, no final desse primeiro dia na “Belém” dos Salesianos.

 

Publicado em 23/02/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês