Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

13/2/2014 - RMG - Testemunhas da radicalidade evangélica: uma reflexão bíblico-salesiana
Fotos do artigo -RMG – TESTEMUNHAS DA RADICALIDADE EVANGÉLICA: UMA REFLEXÃO BÍBLICO-SALESIANA

(ANS – Roma) – A Associação Bíblica Salesiana (ABS) quis acompanhar e iluminar o momento histórico que está vivendo a Congregação oferecendo uma reflexão sobre a dimensão de radicalidade que caracteriza a seqüela de Jesus, seja na tradição evangélica, seja na sua encarnação concreta na vida e na missão salesiana hoje. Imprimiu-se por isso o livro “Testemunhas da radicalidade evangélica: uma reflexão bíblica e salesiana”.

O texto, editado em italiano (Elledici), em espanhol (Editorial CCS) e em inglês (Kristu Jyoti Publications), esteve aos cuidados dos salesianos e biblistas P. Juan José Bartolomé, P. Rafael Vicent e, para a versão inglesa, P. Shaji Jospeh Puykunnel.

Contém o livro variadas contribuições de forte acento bíblico-salesiano sobre o tema da radicalidade evangélica, “aspecto de se não juntar simplesmente aos demais mas sim porque é uma dimensão fundamental da nossa vida”.  Esta feliz iniciativa não é uma novidade: desde a criação, em 1983, partilhou a ABS a caminhada da Congregação, contribuindo com suas reflexões e sugerindo opções, fundadas na Palavra de Deus e na vivência cotidiana do carisma salesiano.

Desta vez, o tema do CG27 – a radicalidade evangélica – pedia uma atenção especial. O conceito, em si mesmo, é antes recente e o seu preciso conteúdo está ainda por ser fixado; e embora se venha ele aplicando, cada vez mais com maior facilidade, à Vida Consagrada, não lhe é exclusivo. Além disso, os salesianos vivem e testemunham a radicalidade evangélica mediante “trabalho e temperança”, que é, exatamente, “a maneira salesiana de compreender e realizar a radicalidade evangélica”. 

- A primeira parte, a mais consistente, apresenta a radicalidade evangélica nas suas duas dimensões essenciais: como vivência pessoal de Jesus, de Paulo, de Dom Bosco, e como uma sua exigência incondicionada para a ação dos seus discípulos.

  • O Jesus dos Evangelhos, o seu exemplo pessoal e a severa pedagogia de que usa com os seus seguidores, é o motivo dominante da reflexão que se oferece na primeira seção: A radicalidade de Jesus de Nazaré.
  • A segunda seção, mais breve, concentra-se na radicalidade apostólica, personalizada por Paulo, o Apóstolo para excelência.
  • A radicalidade “salesiana” é o tema da terceira seção, que procura apresentar a maneira concreta – poder-se-ia dizer, “carismática” – através do qual os salesianos vivem a radicalidade evangélica. E achamo-lo realizado primeiramente em Dom Bosco.

- A segunda parte oferece uma reflexão bíblica e salesiana, sobre o lema “trabalho e temperança”. Inspirando-se nos grandes ‘enviados’ do Novo Testamento (Jesus, Paulo, os Doze), o P. Jordi Latorre apresenta o trabalho do salesiano como atividade apostólica que opera a salvação desejada por Deus. Um trabalho entretanto realizado na temperança, virtude de profundas raízes bíblicas, como ilustra o P. Mario Cimosa. Na contribuição que fecha o volume, o P. Morand Wirth repropõe a compreensão salesiana do clássico binômio, revendo o magistério dos Reitores-Mores, do P. Rua ao P. Chávez.

Publicado em 13/02/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês