Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

6/2/2014 - Japão - Rótulos de Marega tesouro salesiano
Fotos do artigo -JAPÃO – RÓTULOS DE MAREGA TESOURO SALESIANO

(ANS – Oita) – Em fins de janeiro, a Biblioteca Vaticana e quatro Institutos históricos japoneses firmaram um acordo para traduzir e catalogar os assim chamados “I Rotoli di Marega” (Rótulos de Marega), coleção de perto de 10mil documentos que descrevem a presença e a perseguição da comunidade católica, no Japão do século XVII ao século XIX. Um tesouro arqueológico vindo à luz graças a um longo fio vermelho salesiano, que enlaça o P. Mario Marega, o Monsenhor P. Vicente Cimatti e o Cardeal Raffaele Farina, os três salesianos.

Os rótulos de Marega, que devem evidentemente o seu nome ao religioso salesiano que os achou, provêm do arquivo cívico de Bungo, na Prefeitura de Oita, Japão, onde o P. Marega viveu e trabalhou por muitos anos. Astuto e apaixonado colecionador, o religioso reuniu perto de 10.000 documentos, escritos em papel de arroz, de grandíssimo valor. O mais antigo deles reporta nada menos que a chegada do cristianismo ao Japão, em 1549, graças aos missionários jesuítas.

Tais documentos foram recentemente ‘reencontrados’, graças aos trabalhos de reestruturação da Biblioteca Vaticana, feitos entre 2007 e 2010. “Começamos por estudar que tipo de documentos fossem e de quanto material se tratasse, mas inicialmente não nos tínhamos dado conta da sua amplitude” – referiu o Cardeal salesiano Raffaele Farina, Bibliotecário e Arquivista Emérito de Santa Igreja Romana, numa entrevista ao ‘Catholic News Service’.

Na mesma entrevista o Cardeal Farina agradece a Delio Proverbio, estudioso orientalista da Biblioteca Vaticana, e ao Bispo Emérito de Takamatsu, DomFrancis Xavier Mizobe, também salesiano, por ter-lhe feito ver quão extraordinários fossem os documentos achados no Vaticano.

Mas para completar a análise sobre como tais importantes documentos tenham chegado do Japão à Biblioteca Vaticana, é preciso ainda considerar uma última ‘peça’, essa também de matriz salesiana. Muito provavelmente, na verdade, a trazer, pelo menos alguns dos cimélios do P. Marega a Roma e a estabelecer um contato entre o apaixonado arqueólogo salesiano e o Vaticano, foi o Ven. P. Vicente Cimatti, primeiro Superior da presença salesiana no Japão e, de 1935 a 1945,Prefeito Apostólico da Prefeitura de Miyazáki, que compreendia também a Prefeitura Apostólica de Oita.

Entre as mais de 6.000 cartas do P. Cimatti, disponíveis na Biblioteca Digital Salesiana (SDL, em inglês) encontrou-se uma, redigida pelo venerável e expedida ao P. Marega, que diz:

5 de agosto de 1938

Caríssimo Marega,

Na audiência com o S. Padre apresentei o Kojiki e o texto xilografado, que Ele folheou cá e lá mui comprazido: pediu-me enviar-lhe os mais sinceros parabéns; por seu lado o examinará e o fará colocar em lugar de honra da sua querida biblioteca vaticana. Dá-lhe uma bênção especialíssima e o exorta a trabalhar intensamente também neste campo de apostolado, que embora indireto não é menos importante e frutuoso (Se achar útil, publique nos jornais. Redija Você).

Entreguei um exemplar ao Sr. P. Ricaldone* - mostrou o desejo que fosse publicado pela SEI – segundo explicações do Sr. P. Candela, compreendidas as do abaixo assinado.

Fique tranquilo quanto às suas ‘desiderata’: máquina fotográfica, fitas para máquina de escrever, coisas necessárias para a casa, etc.Bíblia em hebraico, maiólica…

* (Na época Reitor-Mor,Nota da Redação)

Publicado em 06/02/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês