Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

12/12/2013 - Bélgica - Salesianos na ‘III Convention’ sobre a Plataforma Europeia contra a Pobreza e a Exclusão Social
Fotos do artigo -BÉLGICA – SALESIANOS NA ‘III CONVENTION’ SOBRE A PLATAFORMA EUROPEIA CONTRA A POBREZA E A EXCLUSÃO SOCIAL

(ANS - Bruxelas)– Nos dias 26-27 de novembro, uma Delegação Salesiana participou da ‘III Convention’, da Plataforma Europeia contra a Pobreza e a Exclusão Social, organizada em Bruxelas, pela Comissão Europeia.

A ‘Convention’ representa uma iniciativa-farol da ‘Estratégia Europeia 2020’ que tem, entre suas prioridades, a redução das taxas de abandono escolar precoce para menos de 10% e de libertação de pelo menos 20 milhões de pessoas da situação de pobreza e marginalização.

Compunham a Delegação Salesiana:

  • o P. Giovanni d’Andrea, Centro Nacional Obras Salesianas, Itália;
  • o P. André Penninkcs, ‘Ouvre Don Bosco’, Bélgica;
  • o P.  Antoine Farrugia, dos Salesianos de Malta;
  • José Miguel Bautista, das Plataformas Sociais Salesianas, Espanha,
  • Stefano Angeloni, de Salesianos para o Social, Itália;
  • Angel Gudiña Canicoba, da Confederação dos Centros Juvenis Dom Bosco, Espanha;
  • Mattia Tosato, de ‘Don Bosco International’.

A situação na União Europeia não é simples: embora disponha de alguns dados positivos em termos de crescimento econômico, há milhões de pessoas que vivem em situação de pobreza (sendo que o seu número está aumentando). No próximo quinquênio preveem-se investimentos de 71,3 bilhões de euros, dos quais 20% serão investidos em projetos, também da sociedade civil, que tencionem combater a pobreza e a marginalização. 

Durante o encontro, a Delegação pôde interagir com o Comissário para o Emprego, Sr. Lazlo Andor, e com o Ministro do Trabalho e das Políticas Sociais, do Governo italiano – que assumirá a presidência do próximo semestre europeu –, insistindo na importância da correta aplicação das “Garantias dos Jovens” e da necessidade de investir na educação.

Por seu lado, as Plataformas Sociais Salesianas e a Confederação dos Centros Juvenis Dom Bosco, da Espanha, puderam apresentar o projeto ‘Emancipa-T 3’, concernente à instrução e à reinserção no mercado do trabalho de alguns jovens entre 18 e 21 anos, que vivem situações de pobreza e de marginalização social.            

A Delegação participou igual e ativamente de vários laboratórios para contribuir na definição das políticas da Comissão, com que romper o ciclo da pobreza entre crianças e adolescentes, e para favorecer a inclusão social tanto dos jovens marginalizados quanto dos migrantes e dos Rom (ou ciganos).

Publicado em 12/12/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês