Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

13/11/2013 - RMG - Carta do P. Mario Bergoglio sobre o Bv. Artêmides Zatti
Fotos do artigo -RMG – CARTA DO P. MARIO BERGOGLIO SOBRE O BV. ARTÊMIDES ZATTI

(ANS – Roma) – No dia 18 de maio de 1986 foi dirigida ao P. Cayetano Bruno SDB  uma Carta que tinha por remetente o P. Jorge Mario Bergoglio SJ. Conta a carta a experiência que o atual Papa Francisco fez com o Bem-aventurado Salesiano Irmão Sr. Artêmides Zatti e relata como, por sua intercessão, a Província argentina da Companhia de Jesus tenha visto um renascer em suas vocações para Irmão Coadjutor.

“Apresento uma referência do ano 1976, em que eu conheci a vida de Sr. Zatti. Nesse ano, o Irmão Coadjutor mais novo tinha 35 anos, era enfermeiro, e morreria quatro anos depois, vítima de um tumor no cérebro. O que lhe seguia em idade tinha 46 anos, e mais um com 50. A partir daí, eram todos idosos (muitos deles continuavam a trabalhar muitíssimo, mesmo com 80 anos e mais). Esse “quadro demográfico” dos Irmãos Coadjutores na Província da Argentina levava muitos a pensar na possibilidade de que se tratava de uma situação irreversível, e que não haveria mais vocações. Alguns até se questionavam sobre a “atualidade” da vocação de Irmão Coadjutor na Companhia, devido a que – perante os fatos – parecia que se extinguiria” – escreve o Padre Jorge Mario Bergoglio no início da sua Carta.

A Companhia de Jesus, como os Salesianos, vê na figura do Irmão Coadjutor a especificidade de uma única vocação, a respeito da qual o hodierno Pontífice, então, comentava na carta: “Por outro lado, o P. Geral, Pedro Arrupe SJ, insistia muito na necessidade da vocação do Irmão Coadjutor para o corpo completo da Companhia. Dizia mesmo que a Companhia, sem Irmãos Coadjutores, não seria a Companhia”.

A carta prossegue referindo como numa visita a seus irmãos jesuítas no norte da Argentina, Arquidiocese de Salta, Dom Pérez SDB, contasse ao P. Jorge Mario a respeito da vida do Sr. Zatti e o convidasse a ler mais, sobre a sua figura. Surgiu-lhe assim o desejo de pedir a Deus a intercessão do futuro Beato Zatti para que surgissem novas vocações de Irmão Coadjutor.

A carta conclui exatamente reafirmando a sua convicção na eficaz intercessão do Bv. Sr. Zatti em favor do renascimento das vocações para Irmãos Coadjutores.

O texto completo da Carta está disponível na seção ‘Service’, de ANS.

Publicado em 13/11/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês