Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

4/11/2013 - Itália - II Encontro de missionários salesianos do Projeto Europa
Fotos do artigo -ITÁLIA – II ENCONTRO DE MISSIONÁRIOS SALESIANOS DO PROJETO EUROPA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Turim) – O segundo encontro de missionários do Projeto Europa (PE) decorreu em Valdocco, Turim, de 31 de outubro a 3 de novembro. Tomaram parte 44 missionários procedentes da Irlanda, Grã-Bretanha, Países Baixos, Bélgica, França, Portugal, Itália, Áustria, Hungria, Lituânia e Bulgária, junto com os salesianos que os acompanham no percurso de inserção em suas novas realidades de missão.

O P. Václav Klement, Conselheiro Geral para as Missões, falou sobre a ‘Igreja na Europa – Terra de Missão’. O P. Alfred Maravilla, do Dicastério para as Missões, apresentou as suas reflexões a partir da uma pesquisa feita pelos Missionários do Verbo Divino sobre o seu deles Projeto Europa, iniciado em 1990. O P. Francesco Cereda, Conselheiro Geral para a Formação, tratou da dinâmica do envio e acolhida dos missionários. Presente ao encontro também o P. José Miguel Núñez, Conselheiro para a Região Europa Norte.

Refletindo sobre a própria experiência, os missionários concordam no fato que ser missionários na Europa, neste momento em que está surgindo um novo modelo de Igreja, é uma responsabilidade privilegiada. Reconhecem que hoje um missionário na Europa pode fazer uma diferença e que a sua experiência o torna mais disponível à diversidade multicultural e multirreligiosa do Continente.

Os missionários são também uma ponte entre os jovens imigrados e os salesianos autóctones dos vários países, e com frequência têm mais coragem na ação pastoral com os jovens do que os seus coirmãos locais, sendo deste modo catalisadores de mudança.

A maior parte das Inspetorias europeias está mais habituada a mandar que a receber missionários. Por isso os missionários do PE são diversamente acolhidos: como indivíduos, não como missionários; e o povo tende a olhá-los com curiosidade, por vezes tambémcom suspeita ou com a ideia de que se limitam a preencher as lacunas das comunidades.

Todavia osparticipantes reconheceram também que ‘o conceito de missão‘ estácomeçando a mudar, considerando-o não só e apenas em termos geográficos e unidirecionais mas, sobretudo, como o Anúncio de Jesus Cristo em contextos que se interpenetram.

Emboraos europeus estejam lentamente começando a aceitar missionários, há ainda muito caminho por fazer. E os missionários do PE, além de refletir sobre o perfil específico de um missionário na Europa, têm necessidade de se envolver na elaboração criativa e no planejamento da missão da Inspetoria.

Publicado em 04/11/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês