Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

9/7/2013 - RMG - Lumen Fidei. A Fé, uma experiência relacional
Fotos do artigo -RMG – LUMEN FIDEI. A FÉ, UMA EXPERIÊNCIA RELACIONAL

(ANS – Roma)– A poucos dias da sua publicação, o P. Fabio Attard, Conselheiro Geral para a PJ, oferece-nos uma breve leitura salesiana da Encíclica Lumen Fidei.

Desse documento já ouvimos falar. Agora que o temos em mãos, é importante não simente lê-lo mas estudá-lo. Para nós, salesianos, educadores de jovens, a encíclica parte de um ponto chave: a fé é uma experiência relacional.

Na apresentação dos personagens bíblicos, como Abraão e Moisés, João e Paulo, esta fé relacional é marcada pelo amor e pela fidelidade: um Deus confiável, um Deus fiel. É uma fé que torna protagonista não só Deus – a chamada é sua – mas torna também protagonista a pessoa do crente, que recebe o convite. Na escuta, marcada pela liberdade e enriquecida pela inteligência, o crente chega a ver, até ao ponto de deixar-se tocar por Deus no coração. Uma fé que não degenera em peso de se suportar, mas se traduz emdom por aquele bem pessoal e comum que não pode ser suportado por apenas princípios vagos, de livre interpretação. Uma Fé, enfim, que abre os horizontes do sentido, fazendo com que a experiência do ‘eu’ evite o individualismo, a fim de projetar-se àquele ‘nós’ que se torna comunidade, Igreja.

Para nós, salesianos, pastores e educadores, são muitos os motivos para estudar a encíclica.

Antes de tudo, a Lumen Fidei nos dá a oportunidade deir ao fundamento da nossa fé, tanto do ponto de vista espiritual como do teologal. Não é um luxo se nós dedicamos um pouco de tempo a renovar aquela inteligência afetiva da nossa fé. Aos jovens, o ver-nos capazes de dar razão da nossa fé lhes faz muito bem.

A encíclica, além disso, afronta o tema de modo mui pedagógico. Apresenta-se com um estilo que faz dialogar a inteligência com o anseio pelo divino. É un documento que oferece uma metodologia do conhecimento da fé que não teme confrontar-se com as perguntas últimas que hoje marcam a cultura globalizada. No que se refere aos vários processos de educação à fé, atuantes nos vários contextos da presença salesiana, inclusive os multirreligiosos, o conteúdo é muito ligado àqueles dinamismos humanos da busca do bem. São dinamismos que nós, como Salesianos, procuramos inculcar e cultivar no coração dos nossos jovens de todos os continentes, raças e religiões. Estamos conscientes de que a sede do amor e a necessidade da fidelidade residem no coração dos jovens, tanto quanto a profunda alegria que eles apreciam.

O terceiro motivo, enfim, é que a encíclica traça uma pista muito interessante e rica de conteúdo para aquelas propostas formativas dos que desejam aprofundar a sua fé. Pensamos em tantos jovens animadores, educadores e educadoras que conosco compartilham a missão salesiana, pais e tantas outras pessoas que estão à busca de um espaço, de um caminho com que aprofundar a própria fé.

Entre as tantas frases mui profundas, termino com uma em especial que, a nós, educadores e educadoras, nos dá a coragem de continuar em nossa caminhada: “Os cristãos, em sua pobreza, lançam uma semente de tal forma fecunda que se torna uma grande árvore, capaz de abarrotar o mundo de frutos” (n. 37).

O texto integral da encíclica Lumen Fidei está disponível no sítio vaticano.

Publicado em 09/07/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês