Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

17/6/2013 - Serra Leoa - O Parlamento Dom Bosco dos Meninos reuniu-se em Freetown
Fotos do artigo -SERRA LEOA – O PARLAMENTO DOM BOSCO DOS MENINOS REUNIU-SE EM FREETOWN
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Freetown) – Crianças, adolescentes e jovens, além dos membros do pessoal e os religiosos da obra para a proteção das crianças e adolescentes “Don Bosco Fambul”, celebraram o Dia da Criança Africana 2013 com uma grande festa juvenil e uma assembleia do Parlamento “Dom Bosco dos Meninos”. As atividades decorreram ontem, 16 de junho, e delas tomaram parte perto de 700 menores.

Por ocasião de uma sessão do Parlamento Don Bosco dos Meninos e da sucessiva coletiva de imprensa, centenas de pequenos denunciaram o fenômeno das violências e dos abusos dos menores em Serra Leoa. Muitas as meninas que relataram agressões sexuais cometidas por professores, vizinhos de casa ou mesmo familiares, a maior parte das quais nunca foram indagadas pela polícia.

Um menino referiu acerca de uma agressão feita por um grupo de policiais, em Freetown-Kissy: ele e os seus amigos foram roubados, maltratados e detidos três dias, antes que os assistentes sociais do Dom Bosco Fambul conseguissem obter a sua libertação. A seu tempo esses meninos procederam à denúncia relativa a tais policiais, dirigindo-se ao Departamento de Investigação Interna para os Protestos contra a Disciplina; mas o resultado foi uma desilusão: os policiais continuam em serviço. “A polícia sempre defenderá policiais criminosos” – disse, sem meias palavras, uma menina de nove anos durante a sessão parlamentar.

Muitos meninos relataram as suas experiências de vida de rua, de como as suas vidas tenham ficado marcadas pela violência e pela exploração que viveram cotidianamente.

Os membros do Parlamento Dom Bosco votaram igualmente por unanimidade uma resolução em que pede ao Governo da Serra Leoa ações rápidas e incisivas para o bem das crianças do País. Ao governo foi pedido adotar com urgência medidas em favor das Famílias para evitar que as crianças terminem na rua; esforçar-se por melhorar o sistema de assistência - educativa e sanitária - atualmente em petição de... piedade e com frequência com pessoal corrupto. Às autoridades inquiridoras e à magistratura foi pedido estruturar um eficaz sistema punitivo contra quem maltrata menores ou deles abusa.

“Anunciar a Boa Nova aos pobres e a liberdade aos prisioneiros, redoar a vista aos cegos e repor em liberdade os oprimidos (cf. Lc 4,18-19) são prioridades fundamentais para os cristãos e para todos os homens de boa vontade. (...) Jesus foi mandado a trazer a vida em abundância à humanidade (cf. Jo 10,10). Empenhados nesta missão, é-nos impossível ficar indiferentes perante as manifestas injustiças pelo tráfico de crianças, que degrada os menores ao status de simples mercadoria, desconhecendo-lhes a dignidade humana” – está escrito na declaração do Parlamento Dom Bosco dos Meninos.

No discurso de encerramento do Dia, o Diretor do ‘Don Bosco Fambul’, Sr. Lothar Wagner, Salesiano Coadjutor, insistiu: “Não é apenas no dia 16 de junho de cada ano que as crianças merecem o afeto dos pais, dos parentes, dos professores e até do Presidente! Mas sim todos os dias!”.

Publicado em 17/06/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês