Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

3/6/2013 - RMG - Estreia 2014: A experiência espiritual de Dom Bosco fonte da santidade salesiana
Fotos do artigo -RMG – ESTREIA 2014: A EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL DE DOM BOSCO FONTE DA SANTIDADE SALESIANA

(ANS – Roma) – No encerramento da primeira sessão estiva do Conselho Geral, o Reitor-Mor anunciou o tema da Estreia para 2014: «Apropriemo-nos da experiência espiritual de Dom Bosco, para caminhar na santidade segundo a nossa vocação específica». Depois de conhecer a sua história e da sua pedagogia, o triênio de preparação ao Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco se completa com a espiritualidade: outro azulejo fundamental!

O P. Pascual Chávez apresentou o comento ao lema da Estréia com um breve texto. Logo esclarece que a espiritualidade salesiana, como a cristã, “se concentra na caridade. Trata-se neste caso da “caridade pastoral”, ou seja, daquela caridade que nos impele a buscar «a glória de Deus e a salvação das almas»: «Caritas Christi urget nos»” – e, depois, – “A «caridade salesiana» é caridade pastoral, porque busca a salvação das almas; e é caridade educativa, porque encontra na educação o recurso que permite ajudar os jovens a desenvolver todas as suas potencialidades de bem. Deste modo, podem os jovens crescer quais honestos cidadãos, bons cristãos, futuros habitantes do céu”.

“Não basta conhecer os aspectos da vida de Dom Bosco, das suas atividades e também do seu método educativo” – escreve o Reitor-Mor; e convida a conhecer e a descobrir “a sua profunda vida interior, aquela que se poderia chamar de sua “familiaridade” com Deus”. O conhecimento, entendido como estudo histórico e crítico, deve ajudar a descobrir a essência da espiritualidade de Dom Bosco: «Seria interessante dispor, neste momento, de um novo perfil espiritual de Dom Bosco, isto é, de uma nova hagiografia qual a entende hoje a teologia espiritual”. E o P. Chávez propõe uma série de perguntas que podem ajudar a compreender a espiritualidade do Pai dos jovens.

Três os conteúdos específicos que Estréia 2014 irá aprofundar e que esta breve apresentação antecipa: a experiência espiritual de Dom Bosco, a caridade pastoral qual centro e síntese da espiritualidade salesiana e, enfim, a espiritualidade salesiana válida e eficaz para todas as vocações. Um caminho temático que aprofunda progressivamente quanto viveu Dom Bosco, a sua encarnação no hoje e o cumprimento da ação pedagógica salesiana no acompanhamento dos jovens rumo à definição do próprio projeto de vida, da própria vocação.

O Reitor-Mor alerta para um possível risco: “A nossa espiritualidade corre o risco de esvair-se, porque os tempos mudaram e por vezes a vivemos superficialmente. Para atualizá-la devemos repartir de Dom Bosco, da sua experiência espiritual, do Sistema Preventivo”. Interessante é o desafio, sempre atual, que o IX Sucessor de Dom Bosco lança: “Há que aprofundar o que e como propor – aos jovens não crentes ou indiferentes ou pertencentes a outras religiões – elementos de espiritualidade salesiana juvenil”.

A apresentação inicial do tema da Estréia 2014 se conclui com empenhos  operativos: o aprofundamento da experiência espiritual de Dom Bosco; o empenho por viver a caridade pastoral; a comunicação da proposta da espiritualidade salesiana segundo a diversidade das vocações; e, por fim, a leitura de alguns textos Dom Bosco.

Il texto integral da apresentação do tema da Estréia 2014 está disponível em sdb.org e na seção ‘service’ de ANS.

Publicado em 03/06/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês