Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

29/3/2013 - RMG - Páscoa: anunciar o Evangelho da alegria
Fotos do artigo -RMG – PÁSCOA: ANUNCIAR O EVANGELHO DA ALEGRIA

(ANS – Roma) - A celebração da Páscoa neste Ano da Fé e à luz da Estreia 2013 é um forte estímulo a realçar a alegria e o renovado entusiasmo que brota do encontro com Cristo, Morto e Ressuscitado. O P. Pierluigi Cameroni, Postulador geral para a FS, oferece alguns tópicos de reflexão.

Com seu amor, Jesus nos atrai a si; e nos confia o anúncio do Evangelho, com um mandato que é sempre novo, redescobrindo a alegria de crer e o entusiasmo no comunicar a fé, fé que cresce quando é vivida como experiência de um amor recebido, quando se comunica como experiência de graça. A alegria do amor, a resposta ao drama do sofrimento e da dor, a força do perdão perante a ofensa recebida, a vitória da vida perante o vazio da morte, encontram cumprimento no mistério de Jesus, no seu fazer-se homem, no partilhar conosco a fraqueza humana para transformá-la com o poder da sua Ressurreição. N’Ele, morto e ressuscitado pela nossa salvação, encontram plena esplendor os exemplos de fé que marcaram os dois mil anos da história da nossa salvação.

Para nós, filhos de Dom Bosco, o anúncio pascal é um chamado a testemunhar o ‘Evangelho da alegria’, que caracteriza toda a história do nosso pai, e é a alma das suas multíplices atividades. Dom Bosco interceptou os desejos de felicidade presentes nos jovens e lhes declinou a alegria de viver nas linguagens da alegria, do pátio, da festa; mas nunca deixou de indicar Deus qual fonte da alegria verdadeira.

O Reitor-Mor convida cada membro da FS a cultivar em si algumas atitudes que favorecem a alegria e a comunicam aos outros.

  1. A confiança na vitória do bem - “Em cada jovem, também no mais perdido – escreve Dom Bosco –, há sempre um ponto acessível ao bem; e o primeiro dever do educador é achar esse ponto, essa corda sensível do coração, e aproveita-la”.
  2. O apreço pelos valores humanos - O discípulo/a de Dom Bosco acolhe os valores do mundo e rejeita lamuriar-se do seu tempo: retém tudo o que há de bom, especialmente se for do agrado dos jovens e do povo (cf. Constituições SDB 17).
  3. A educação às alegrias cotidianas - É necessário um paciente esforço de educação para aprender ou reaprender, novamente, a saborear, com simplicidade, as multíplices alegrias humanas que o Criador derrama cada dia por sobre a nossa caminhada.

Porque se confia totalmente ao “Deus da alegria” e testemunha em obras e palavras o “Evangelho da alegria”, o discípulo e a discípula  de Dom Bosco estão sempre contentes: difundem essa alegria e sabem educar à alegria da vida cristã e ao sentido da festa, lembrados do apelo de São Paulo: “Alegrai-vos sempre no Senhor! Vo-lo repito: alegrai-vos! (Fl 4,4)”.

Publicado em 29/03/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês