Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

25/1/2013 - RMG - Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização
Fotos do artigo -RMG – REDES SOCIAIS: PORTAIS DE VERDADE E DE FÉ; NOVOS ESPAÇOS DE EVANGELIZAÇÃO

(ANS – Roma) – Bento XVI dedica o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais, ao mundo da Internete e, de modo particular, aos “social networks”. “Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização” é uma mensagem que disse Dom Claudio Maria Celli, Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, “apresenta uma avaliação positiva dos ‘social media’, embora não ingênua”.

Nessa mensagem parecem unir-se e entretecer-se a fila das precedentes falas que o Pontífice tem dedicado ao Dia Mundial para a Comunicação Social. Volta, de fato o convite à autenticidade, a uma presença evangelizadora na criatividade proporcionada pelos novos Meios, à Boa Nova.

As redes sociais digitais estão construindo uma nova ágora ou praça. Estes espaços, quando bem e equilibradamente valorizados, contribuem para favorecer formas de diálogo e debate que, se realizadas com respeito e cuidado para com a privacidade, com responsabilidade e empenho pela verdade, podem reforçar os laços de unidade entre as pessoas e promover eficazmente a harmonia da Família humana.

As redes sociais digitais são “alimentadas por aspirações radicadas no coração humano”, embora por vezes sejam procuradas mais pela sua popularidade do que pela sua validabilidade. “Os ‘social media’ têm necessidade, portanto, do empenho de todos aqueles que estão conscientes do valor do diálogo, do debate iluminado, da argumentação lógica”, também dos que pensam diferentemente. Por isso devem ser inclusivos.

E exatamente para esta inclusão, os crentes devem tornar conhecida a Boa Notícia também no ambiente digital, doutra forma “poderia estar ausente na experiência de muitos para os quais este espaço existencial é importante”. O ambiente digital, que cada vez mais faz parte da realidade cotidiana de muitos jovens, requer – diz o Papa – “uma compreensão atenta desse ambiente; é portanto o pré-requisito para uma significativa presença dentro dele”.

As novas linguagens, geradas pelas redes sociais, podem servir para colocar em evidência a riqueza do Evangelho e assim chegar a muitos; por isso Bento XVI, recordando a tradição simbólica cristã convida a associar sons e imagens à palavra escrita. Os cristãos devem partilhar a “fonte profunda da sua esperança e da sua alegria: a fé em Deus, rico em misericórdia e amor, revelado em Jesus Cristo. Tal partilha consiste não apenas na expressão de fé explícita, mas também no testemunho, isto é, no modo como se comunicam «escolhas, preferências, juízos que sejam profundamente coerentes com o Evangelho, mesmo quando não se fala explicitamente dele». As respostas às perguntas mais profundas presentes na rede (amor, verdade, sentido da vida, ....) encontram-se em Jesus Cristo.

Os ‘social networks’, além disso, podem ser um importante instrumento de desenvolvimento humano para fazer sentir a unidade sobretudo às comunidades isoladas, partilhar recursos espirituais e litúrgicos. O Papa registra como muitos, depois de um primeiro contato ‘on line’, tenham iniciado um percurso de fé.

O Conselheiro para a Comunicação Social, P. Filiberto González, oferece-nos algumas instâncias salesianas. “Quanto o Papa nos entregou com esta mensagem estimula-nos a refletir como Salesianos, tanto como religiosos quanto como educadores dos jovens. Somos chamados a verificar pessoalmente as atitudes sugeridas pelo Pontífice e, junto com os jovens, educar-nos a saber viver a nova realidade dos ‘social networks’ com autenticidade e maturidade, com prudência mas sem medo, prevenindo mais que reprimindo. A nossa Congregação tem um grande passado de criatividade evangelizadora através da velha mídia. Penso nos filminhos, diapositivos, publicações impressas, .… Não menos deve ser para o futuro com a nova mídia. Veem-se já muitas e boas iniciativas que, nas várias Inspetorias se estão difundindo: criação de aplicativos, cursos de formação para jovens e salesianos em formação inicial, colaborações com outras realidades eclesiais. O nosso carisma indica-nos um critério claro: ali onde estão os jovens, estamos nós, evangelizando-nos, educando-nos, santificando-nos, juntos. O salesiano – afirmam as nossas Constituições e repete frequentemente o Reitor-Mor - “acolhe os valores do mundo e evita lamentar-se do tempo em que vive; conserva tudo o que é bom, especialmente quando agrada aos jovens” (C 17).

Publicado em 25/01/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês