Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

3/12/2012 - RMG - PE: Avaliação e linhas de futuro: relação do Reitor-Mor
Fotos do artigo -RMG – PE: AVALIAÇÃO E LINHAS DE FUTURO: RELAÇÃO DO REITOR-MOR
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) – O Reitor-Mor, ao abrir os trabalhos do IV Encontro dos Inspetores da Europa, apresentou alguns dados de avaliação, relativa a quanto foi feito pelo Projeto Europa (PE), e indicou algumas linhas de horizonte para o futuro. Não são meros dados mas uma leitura de como os salesianos perceberam, acolheram, estão atuando o PE.

Os dados emersos dos questionários compilados pelos Inspetores da Europa e seus Conselhos Inspetoriais indicam que a transmissão do PE foi, em geral, exitosa. Parece entretanto que ela mais envolveu o governo inspetorial do que cada um dos salesianos em particular.

Os processos atuais das Inspetorias para a revitalização endógena – primeiro e mais delicado núcleo temático do PE – também parecem ter ajudado, em modo quase unânime, a recuperar: o conhecimento de Dom Bosco e da sua espiritualidade, graças a um cuidado maior pela vida comunitária, também por meio da programação comunitária e a urgência de formar e acompanhar os Diretores locais; a volta a uma evangelização mais explícita dos jovens, baseada no acompanhamento pessoal e o cuidado pela cultura vocacional; e um trabalho mais convicto com os colaboradores leigos. Emergiu que o obstáculo mais decisivo tem sido a pessoa do próprio salesiano singularmente, o qual por idade ou por desmotivação vocacional não consegue compreender a situação cultural da sociedade e da maneira de ser dos jovens de hoje. A difusão do individualismo ou uma débil animação comunitária parece dizer que o problema nas comunidades salesianas hoje é cultural.

A maioria das Inspetorias atuou um processo de reestruturação sério – 2º núcleo temático do PE – ainda que nem sempre profundo e corajoso. Nem todos os salesianos se dão conta do problema tal como é percebido pelos organismos de governo inspetorial. Por isso o Reitor-Mor fez votos por que “o próximo Capítulo Geral fixe princípios que ajudem Inspetorias e Regiões a situar-se melhor no serviço aos jovens do território”.

Quanto ao 3º núcleo – Europa, terra de missão – o acento se pôs tanto no envio de missionários quanto na sua acolhida. As dificuldades linguísticas e culturais marcam não só os missionários mas também as comunidades que os recebem. Louváveis os processos atuais de algumas inspetorias pela gradual inserção sociocultural e pastoral dos salesianos procedentes de outros contextos.

Mais analíticas e profundas foram as três linhas de horizonte que o Reitor-Mor apresentou para o futuro do PE.

O P. Chávez indicou algumas ênfases de perspectiva. “O contexto em que vivemos não é um ‘palco’, onde simplesmente agimos, mas um interlocutor com o qual dialogamos”. Nesta ótica a “Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã é chamada a responder às grandes necessidades do homem hodierno através da comunicação do Amor de Deus revelado em Jesus Cristo”. A situação da economia, da política, do predomínio da ciência, a ambivalência da comunicação social e de uma ética fluida assumida como religião criaram aquela “desertificação espiritual” já deplorada por Bento XVI, que requer homens e mulheres de fé. A Vida Consagrada, portanto, é mais do que nunca válida e necessária.

O relacionamento Igreja–Mundo, e é a primeira linha indicada – deve-se basear na autenticidade e na radicalidade do Evangelho. “Hoje é preciso um empenho eclesial mais convicto em favor de uma nova evangelização para redescobrir a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé. A fé, de fato, cresce quando se vive como experiência de um amor recebido e quando se comunica como experiência de graça e de júbilo”.

A segunda linha é dada pelo tríplice eixo do PE:

  • revitalização endógena do carisma, fundada na conversão pessoal de cada salesiano chamado a ser testemunha de Deus vivo, porque o viu e não porque dele ouviu falar;
  • reestruturação das obras e conversão pastoral em condições de oferecer obras, projetos, sobretudo pessoas que saibam conduzir e orientar nesta crise que é, na realidade, entrópica, porque se perdeu o sentido e a direção;
  • o envio e acolhida de missionários que criou, embora com os desafios já indicados, um bom movimento de coirmãos, que já está a dar e ainda dará muito fruto.

A terceira linha é dada pela colaboração que se opera através da sinergia entre as várias Inspetorias da Europa, o trabalho em rede entre estruturas e realidades salesianas, e o envolvimento dos leigos. “Não partimos do zero” –  disse o P. Chávez –, lembrando que “Dom Bosco sentia que sempre precisava de todos”.

O texto da relação do Reitor-Mor estará em breve disponível na seção do PE de < sdb.org >, em italiano e em inglês.

Publicado em 03/12/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês