Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

21/11/2012 - RMG - Abertura da 80ª Assembleia Semestral da União dos Superiores Gerais
Fotos do artigo -RMG – ABERTURA DA 80ª ASSEMBLEIA SEMESTRAL DA UNIÃO DOS SUPERIORES GERAIS
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) – Iniciaram hoje, 21 de novembro, os trabalhos da 80ª Assembleia Semestral da União dos Superiores Gerais (USG). No Salesianum, de Roma, cerca de 130 Superiores de Ordens e Congregações Religiosas confrontam-se sobre o tema “Na Fé evangelizamos”. Amanhã e sexta-feira, no âmbito da Assembleia Geral USG, serão eleitos o novo Presidente, Vice-Presidente e Membros do Conselho.

O P. Pascual Chávez, Reitor-Mor dos Salesianos e Presidente da USG, ao termo do seu segundo mandato (2006-2009 e 2009-2012), abriu a Assembleia indicando os laços entre a Assembleia USG e o Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização, que contou com a participação também de vários membros da USG: “O tema tem a ver com a nossa vocação de discípulos do Senhor Jesus, que nos chama a ‘estar com Ele’ quais amigos, a ‘pregar’ e a colaborar na construção do Reino de Deus”.

Adentrando o sub-tema da assembleia – crise econômica e suas implicações para a vida Consagrada – o P. Chávez confirmou como o atual contexto social e eclesial represente para a Igreja e para todos os religiosos um desafio. Perante o campo da missão, que já se estendeu a todo o mundo e que compreende até um novo continente – o continente digital – e, perante a “desertificação espiritual”, a Vida Consagrada pode repartir com novo elã: “No deserto há necessidade sobretudo de pessoas de fé, que, com sua própria vida, indicam o caminho pelo rumo da Terra Prometida, mantendo assim desperta a esperança” – disse o Presidente da USG, citando Bento XVI.

Sublinhando a necessidade do testemunho e da proposta da Fé, sem nunca a impor, o Presidente USG relembrou a experiência amadurecida pelos religiosos na área da evangelização: “A Vida Consagrada sempre se distinguiu por sua solicitude em favor da primeira evangelização; na ‘missio ad gentes’ da Igreja a sua contribuição foi e ainda é determinante. O mesmo empenho ela o demonstrou e continua a demonstrar pela evangelização ordinária (…) com suas variadas expressões em campos especializados”.

O P. Chávez concluiu indicando o objetivo que compete agora aos Superiores Gerais: “Assumir cabalmente o espírito e as grandes opções desse Sínodo sobre a Nova Evangelização para a transmissão da fé, contribuindo naturalmente com o específico da Vida Consagrada e com o que é próprio do carisma e missão de cada uma das Ordens, Congregações e Institutos Religiosos”.

Na segunda parte da manhã falou o Sr. Frédéric Mounier, vaticanista do jornal francês “La Croix”, que propôs uma leitura jornalística do Sínodo, apresentando os seus pontos fortes e suas limitações.

Publicado em 21/11/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês