Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

22/10/2012 - Vaticano - O que nos ensinam os jovens? Discurso do mons. Vella, no Sínodo
Fotos do artigo -VATICANO – O QUE NOS ENSINAM OS JOVENS? DISCURSO DO MONS. VELLA, NO SÍNODO

(ANS - Cidade do Vaticano) – Mons. Rosário Saro Vella, bispo de Ambanja, representante eleito pela Conferência Episcopal Malgaxe, discorreu durante os trabalhos do Sínodo na quinta - feira, 18 de outubro. O bispo exortou os padres sinodais a ouvir os jovens e aprender com eles algumas atitudes.

África e Madagáscar são países com grande população de jovens. Na comunidade patriarcal, os mais velhos têm o dever de transmitir valores e costumes ... mas mesmo quando a última palavra é dele, o verdadeiro artífice da mudança é o jovem. Baseando-se nesse conceito, o Mons. Vella disse: "Nós - como Igreja e como Bispos – temos o papel de educar e ensinar. Quem ensina, no entanto, deve ser capaz de aprender. O que podemos aprender dos jovens?".

A primeira atitude que podemos aprender deles – lembrando do Dia Mundial da Juventude de 2011, em Madrid, quando, durante a tempestade que atingiu o aeroporto de Cuatro Vientos, Bento XVI disse aos jovens "A força de vocês é maior do que a chuva" - é a força, a coragem. "A nova evangelização precisa de evangelizadores corajosos. É como se a barca de Pedro estivesse no meio da tempestade. Deixemo-nos guiar pelo vento do Espírito Santo e não reclamemos das ondas, mesmo quando nos dão a impressão de afundar. Antes passar por esses riscos, que navegar em águas estagnadas que só oferecem falsas seguranças".

A segunda, uma vez que os jovens, quando comunicam gostam de se sentir no mesmo nível de seu interlocutor, é a humildade. "Muitas vezes nos apresentamos ao mundo como mestres orgulhosos de uma verdade da qual acreditamos ser os únicos detentores, esquecendo-nos de que, ao contrário, somos peregrinos fracos e cansados ​​em busca da verdade. No diálogo dentro da Igreja no diálogo ecumênico, no diálogo inter-religioso, no diálogo com as grandes religiões ou mesmo com pessoas de outras crenças, não deveríamos adotar essa atitude de humildade?".

A terceira atitude que podemos aprender com os jovens é a alegria, seja aquela interior - que vem de Deus – que a exterior. "Os jovens nos pedem uma liturgia mais alegre, mais participativa, que esteja mais de acordo com as suas vidas, uma liturgia de músicas e danças. Eles querem uma moral exigente, mas não negativa, uma moral que liberte os jovens da escravidão do egoísmo, do relativismo, do hedonismo e que preencha seus corações. Os jovens nos pedem uma fé não intelectual, mas vital. Uma fé que se passe pela mente, mas que alcance o coração. "

A quarta: "Os jovens gostam de trabalhar juntos, de compartilhar experiências, de ajudarem-se uns aos outros. Os jovens nos ensinam a espiritualidade de comunhão. É uma conversão, uma mudança de mentalidade. "

E, finalmente, a quinta atitude que os jovens podem nos ensinar é o amor à Cruz. "A Cruz é um sinal de infinito amor, um amor que não teme a morte, mas que dá a vida por aqueles que ama. A Cruz é um sinal de vitória sobre o mal pessoal e o mal do mundo. A Cruz é a "nossa glória salvação e ressurreição." Ave, Crux Spes Unica ". dom Vella concluiu seu discurso, em seguida, citando dois santos jovens como Pier Giorgio Frassati e ChiaraLuce Badano.

Postado em 22/10/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês