Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

27/7/2012 - RMG - Boa-noite do Reitor-Mor no encerramento da plenária estiva
Fotos do artigo -RMG - BOA-NOITE DO REITOR-MOR NO ENCERRAMENTO DA PLENÁRIA ESTIVA

(ANS – Roma) – Como de tradição, no encerramento da Sessão Plenária Estiva, do Conselho Geral, o Reitor-Mor apresentou na boa-noite, aos salesianos da Comunidade da Casa Geral o trabalho desenvolvido nas semanas de trabalho: é na realidade uma boa-noite dirigida a toda a Congregação.

“Foi um período marcado pela precária situação de saúde do Reitor-Mor – asseverou o P. Chávez –. Agradeço pela proximidade, afeto, compreensão, paciência e oração com que me acompanharam. Conseguimos, com a graça de Deus, completar a agenda de trabalho programada”.

Abriu os trabalhos do ‘plenum’ a apresentação do tema e do programa espiritual e pastoral da Estreia 2013: “Contemplar Dom Bosco educador”, correspondente ao segundo ano de preparação ao Bicentenário de seu Nascimento.

Em lugar do habitual Curso para Inspetores de recente nomeação, o Reitor-Mor e o seu Conselho estiveram empenhados no encargo da Visita de Conjunto à Visitadoria da Universidade Pontifícia Salesiana e da participação na celebração do Centenário de morte do Bv. Bronisław Markiewicz, Fundador dos dois Institutos religiosos, masculino e feminino, de São Miguel Arcanjo. “Representou-me neste evento o Vigário, P. Adriano Bregolin, que ficou muito impressionado pelo grande amor a Dom Bosco e seu Sucessor, e pelo intenso sentido de pertença à FS”.

Foram nomeados sete novos Inspetores e mais os Superiores de uma Circunscrição e de uma Delegação: P. Néstor Alejandro Ledesma (Paraguai), P. Lanfranco Fedrigotti (China), P. John Jairo Gómez (Colômbia-Medellín), P. Nestor Guria (Índia-Dimapur), P. Francisco Lima (Brasil-Manaus), P. Américo Chaquisse (Moçambique), P. Camiel Swertwagher (África Grandes Lagos), P. Onorino Pistellato (Circunscrição especial Ucraniana-Greco-Católica), P. Ferrington Poobalarayen (Delegação do Sudão).

Foram apresentadas e estudadas as relações concernentes às onze Visitas Extraordinárias feitas nos meses precedentes pelos Conselheiros: Polônia-Cracóvia (P. Klement), Indonésia–Timor-Leste (P. Wong), Argentina Norte (P. Vitali), Eslováquia (P. Chrzan), África Grandes Lagos (P. Basañes), Estados Unidos Leste-Canadá (P. Ortiz), Espanha-Madri (P. Miguel Núñez), Índia-Hyderabad (P. Arokiam), Circunscrição Piemonte-Vale d’Aosta (P. Frisoli), Visitadoria da UPS (P. Cereda), Comunidade da Casa Geral (P. González).

Foi definida e aprovada a distribuição dos fundos das Procuradorias, “que nos fizeram avaliar ainda mais criticamente, a difícil situação financeiro-econômica do mundo, situação que se espelha tanto na menor arrecadação de fundos quanto nas grandes necessidades por que passam as Inspetorias” – comentou o P. Chávez.

Prosseguiram as reflexões sobre as Estruturas de Governo da Congregação e sobre a Economia da Direção Geral, já precedidas de encontros e debates em sede de Conselho; sobre as estatísticas à luz do andamento vocacional, que põe em evidência como “seja necessária não só uma qualidade maior da pastoral juvenil mas também tanto o cuidado e acompanhamento dos irmãos quanto a criação de uma autêntica cultura salesiana nas inspetorias”.

Nos dois meses do ‘plenum’, alguns Conselheiros tiveram outrossim de dar acompanhamento a outros encontros programados, como a VI Assembleia das Instituições para a Educação Superior (IUS) e o 7º encontro da Comissão para o Projeto Europa.

Publicado em 27/07/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês