Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

17/2/2012 - Polônia - Animação missionária: mais formação para salesianos e jovens
Fotos do artigo -POLÔNIA – ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA: MAIS FORMAÇÃO PARA SALESIANOS E JOVENS

(ANS – Cracóvia) – O P. Vaclav Klement, Conselheiro para as Missões, atualmente em Cracóvia para a Visita Extraordinária à Inspetoria São Jacinto, da Polônia Sul (PLS), reuniu-se na tarde de ontem, 16 de fevereiro, com os Delegados para a Animação missionária das quatro Inspetorias da Polônia. Fez-se memória do P. Marek Rybinski no transcurso do primeiro aniversário do seu assassinato.

O encontro, realizado no estudantado teológico de Cracóvia, contou com a participação do P. Roman Wortolec (PLE), P. Adam Parszywka (PLS), P. Przemek Cholewa (PLN) e P. Jerzy Babiak (PLO). Os temas do encontro foram a animação e a formação missionária dos salesianos e dos jovens, e o Projeto Europa (PE).

O exemplo do P. Marek Rybinski, morto em Manouba, Tunísia, no dia 18 de fevereiro de 2011, recordou aos Delegados Inspetoriais para a Animação missionária a total dedicação que um missionário e evangelizador deve ter no anúncio do Evangelho. O primeiro aniversário da morte do salesiano polonês será recordado hoje em Varsóvia na Celebração Eucarística, da qual participará também o Embaixador da Tunísia na Polônia e a Sra. Mãe do P. Rybinski.

O confronto mantido durante o encontro pôs em evidência os recursos e as iniciativas disponíveis e já iniciadas na Polônia na área missionária; não poucos são, de fato, os grupos e os projetos missionários presentes nas quatro Inspetorias: recursos que precisam ser conhecidos e partilhados.

O P. Klement apresentou, além disso, a pesquisa iniciada no mês de janeiro sobre a realidade da migração na Europa com especial referência às obras e à ação pastoral dos salesianos. Os resultados serão apresentados no outono, durante o IV Encontro dos Inspetores da Europa.

Importantes foram as conclusões operacionais amadurecidas durante o encontro com o Conselheiro para as Missões. A Inspetoria de Pila (PLN) estabeleceu que celebrará o Dia Missionário Salesiano num domingo próxima ao dia 25 de fevereiro, memória litúrgica dos Protomártires salesianos, SS. Luís Versiglia, bispo, e Calisto Caravário, sacerdote.

O subsídio de animação, realizado pelo Dicastério de Roma, terá uma sua versão em língua polonesa. Os Delegados Inspetoriais para a Animação missionária se comprometeram a preparar subsídios de formação para os vários grupos missionários salesianos, começando pelas escolas salesianas elementares, que na Polônia são perto de quinze.

A formação missionária, importante para os jovens salesianos, foi introduzida no currículo do teologado nacional, de Cracóvia, com um curso de Missionologia. No mesmo Centro de estudos está ativo um grupo de animação missionária: Towarysztwo misijne.

Publicado em 17/02/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês