Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

26/9/2011 - Itália - ‘Harambée’ 2011: jovens e religiosos, juntos, uma força de Deus
Fotos do artigo -ITÁLIA – ‘HARAMBÉE’ 2011: JOVENS E RELIGIOSOS, JUNTOS, UMA FORÇA DE DEUS
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Colle Don Bosco) – Sábado, 24 de setembro, no Colle Don Bosco teve início o ‘Harambée’ 2011. 400 jovens, SDB, FMA, identificados pela paixão e o empenho pelas missões, reuniram-se para viver, juntos, um fim semana sob o signo da missionariedade com estilo salesiano. Em meio a eles, os componentes da 142ª expedição missionária salesiana.

Os participantes foram recepcionados na tarde de sábado pelos animadores dos grupos missionários da Circunscrição do Piemonte-Vale d’Aosta-Lituânia. O pátio do Instituto do Colle Don Bosco estava tomado de estandes de jogos, música, danças.

Coube aos jovens da Inspetoria da Sicília animar um momento de oração, na basílica do Colle, durante o qual se puseram em evidência as belezas de cada continente, recordando como Dom Bosco, “lançando por vezes os olhares por sobre os mapas geográficos, gemesse por ver como tantas regiões ainda continuassem a ‘jazer nas trevas e nas sombras da morte’; e mostrasse ardente desejo de poder um dia levar a luz do Evangelho a lugares ainda não alcançados por outros missionários” (MB III, 546).

No teatro, a seguir, cada grupo inspetorial da Itália apresentou, através de relatos e recontos, de fotos e vídeos, a experiência missionária vivida durante as férias de verão, nos diversos países. Muitos os povoados que neste verão de 2011 acolheram jovens, acompanhados por SDB ou FMA, na Itália, na África, na América do Sul, na Rússia, no Leste Europeu, sendo grande a riqueza espiritual levada na alma para casa; para o próprio viver cotidiano.

A fim de permitir a todos partilhar seus próprios sonhos missionários e ouvir os testemunhos dos outros, os jovens organizaram pequenos grupos de partilha. Foi um momento precioso para eles, que através de perguntas permitiu aos jovens aprofundarem as motivações que levam a partir, a responder ao chamado de ser “sal da terra e luz do mundo”; e a empenhar-se pela tutela dos direitos humanos.

A noite foi animada por jogos e por danças de grupo, danças que os jovens haviam aprendido durante as suas tão variadas experiências missionárias. A Madre Yvonne Reungoat, Superiora geral das FMA, após presenciar e apreciar tudo com os jovens, recitou com eles um Rosário missionário itinerante: as cinco colocações da Oração Mariana foram alternadas por breves momentos de silêncio e escuta de vidas de missionários consagrados, que puseram o amor por Deus no centro da sua contemplação, da sua vocação, da sua Caridade.

A récita do Terço encerrou-se na Basílica de Dom Bosco. A Madre Geral deu a todos a boa-noite, exortando a viver com esperança e coragem as próprias opções missionárias: cada jovem leigo, cada SDB, cada FMA – unidos – são uma “força de Deus”.

O primeiro dia, à espera do encontro com o Reitor-Mor, em Valdocco, e da Concelebração Eucarística - com a entrega da Cruz aos missionários de partida – foi encerrado com fogos de artificio iluminando os céus do Colle...

Publicado em 26/09/2011 

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês