Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

23/9/2011 - RMG - Do Vietnã às novas fronteiras da missão salesiana
Fotos do artigo -RMG – DO VIETNÃ ÀS NOVAS FRONTEIRAS DA MISSÃO SALESIANA

(ANS – Roma) – Domingo próximo, 25 de setembro, entre os 74 missionários que receberão o Crucifixo e o Mandato missionários das mãos do Reitor-Mor, estará também Joseph Cosma Dang The Lam, salesiano vietnamita em formação, destinado ao Bangladesh. Aos apontamentos de ANS racontou a sua história.

Explica antes de tudo Joseph Cosma que a dimensão missionária não foi qualquer coisa de alheio à sua vida: “A nossa Inspetoria foi fundada por missionários; a seguir também o Reitor-Mor dirigiu-nos um apelo em favor das missões: e vemos que sobretudo, desde que nos temos oferecido como missionários, Deus nos vai abençoando com mais novas vocações. Julgo ser esta uma resposta muito boa que está dando o Vietnã salesiano”.

Como para muitos seus coirmãos, a descoberta da vocação missionária nasceu da observação direta e do conhecimento de outros missionários: “Em 2002, por ocasião do 50° aniversário da presença salesiana no Vietnã, o P. Luc Van Looy, então Vigário do Reitor-Mor, entregou a Cruz missionária a um salesiano vietnamita. Na época, fazia duas semanas que estava no aspirantado. Deveria ainda aprofundar a minha vocação religiosa. Mas foi ali que já nasceu em mim um primeiro desejo missionário. A seguir, fui ouvindo os racontos e relatos de outros missionários vietnamitas; e foi um meu longínquo parente – sacerdote jesuíta – que me ajudou a perceber o que Jesus estivesse a querer de mim”.

Com apenas 29 anos, Joseph Cosma demonstra estar bastante por dentro de evangelização. Aos 18 começou a fazer catequese: “Queria ajudar os rapazes; passar-lhes quanto havia aprendido. Pensava ajudá-los a mudar: mas ao contrário quem mudou fui eu!”. Entretanto, aquela experiência não ficou sem bons efeitos: dentre os seus alunos, dois iniciaram a formação à vida religiosa – um com os salesianos e outro com os jesuítas – e duas jovens começaram essa mesma caminhada à vida religiosa.

Partirá agora para Utrail, Bangladesh, país de maioria muçulmana, onde os salesianos trabalham faz apenas dois anos: “É uma nova terra de missão, onde há muito por fazer. Procurei estudar um pouco da cultura islâmica e informei-me a respeito do país por internete; mas quando ali estiver terei a possibilidade de conhecer de modo real essa Nação”.

A quem no Vietnã lhe perguntava por que fosse ser missionário no exterior, quando em seu próprio país os cristãos são apenas 6,5% da população e há ainda tanto trabalho de evangelização por realizar, Joseph Cosma respondia: “Esta é a minha vocação. Não posso fazer diversamente. Tornar-se missionário não é só fazer proselitismo. É mudar a própria vida. É mudar a vida dos outros. Por meio do Evangelho”.

São oito os vietnamitas presentes na 142ª expedição missionária; 29 os que já partiram no triênio 2008-2010. E, se lhes acrescentarmos os que partiram para as missões precedentemente, chega-se à elevada cifra de 67 salesianos vietnamitas missionários na Congregação. Esses os números da animação missionária da Inspetoria São João Bosco, do Vietnã. Esse o contexto em que surgiu a vocação missionária de Joseph Cosma.

Publicado em 23/09/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês