Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

5/9/2011 - Espanha - Ainda 10.000 refugiados na missão de Duékoué
Fotos do artigo -ESPANHA – AINDA 10.000 REFUGIADOS NA MISSÃO DE DUÉKOUÉ

(ANS – Madri) – “A insegurança aumentou nos últimos meses. Há ainda muitas armas nas estradas e os assaltos a mão armada nas casas e às pessoas acontecem á luz do dia. A gente tem medo”. São as últimas novidade que pe. César Fernandez, missionário salesiano, reporta sobre sua situação na Costa do Marfim, depois da chegado ao poder de Alassane Ouattara, depois de diversos meses de luta armada e vários anos de conflito. Para aliviar os problemas as Missões Salesianas informam haver enviado mais de 60.000 euros para a Costa do Marfim.

“A economia do país ressentiu muito da crise vivida. O preço dos alimentos continuam a subir e muitas pessoas perdeu o trabalho. Muitos estão famintos porque não têm acesso aos alimento”, prossegue pe. Fernández. “A isto precisa acrescentar a corrupção que se estabeleceu no país. ´?E difícil fazer uma gestão administrativa, e até viajar na Costa do Marfim, sem ‘um suplemento’ de dinheiro. Certamente isto é um fenômeno comum na África, mas até agora não o era na Costa do Marfim.

Em Abidjan, capital econômica do país, “as coisas procedem lentamente. Algumas feridas estão cicatrizando, mas a convivência é ainda difícil porque há tanto ressentimento e desejo de vingança”, reporta o salesiano. Em Duékoué “ na missão salesiana de Santa Teresa do Menino Jesus, há ainda 10.000 refugiados. A volta à casa dos flagelados é ainda muito lenta e muitos deles não têm um lugar para onde voltarem. E assim ficam onde estão”.

As Missões Salesianas procuram a educação e a formação dos jovens a fim de que fiquem fora da crise. Na Costa do Marfim, as missões de Abidjan, Korhogo e Duékoué procuram prosseguir seu trabalho com os meninos de rua, oferecendo-lhes uma educação que os faça cidadãos conscientes de seus direitos e de seus deveres.

O nível  da emergência em Costa do Marfim subiu. “Porém ainda falta a parte talvez a mais difícil: levantar o país. Superar aquilo que aconteceu e olhar adiante com esperança”, concluiu pe. Fernández.

Publicado em 05/09/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês