Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

12/8/2011 - RMG - Em direção ao Bicentenário, três passos para conhecer Dom Bosco
Fotos do artigo -RMG – EM DIREÇÃO AO BICENTENÁRIO, TRÊS PASSOS PARA CONHECER DOM BOSCO

(ANS – Roma) – A poucos dias da abertura do triênio de preparação para o bicentenário do nascimento de Dom Bosco, ANS solicitou ao pe. Francisco Motto, Diretor do Instituto Histórico Salesiano, oferecer algumas sugestões para se conhecer melhor a figura do santo  turinense.

O conhecimento de Dom Bosco é um dos temas caros ao Reitor Mor, pe. Pascual Chávez. Assumido no primeiro núcleo do Capítulo Geral 26, - Retornar a Dom Bosco – o empenho foi reproposto aos Salesianos na carta enviada no dia 31 de janeiro passado, na qual se apresentava o caminho de preparação para 2015; um conhecimento da história, da pedagogia e da espiritualidade.

A sugestão de pe. Motto – disponível na sessão Service di ANS – não se limita somente ao conhecimento do dado histórico e, como do íter traçado pelo Superior Geral dos Saslesianos, considera também o âmbito pedagógico e espiritual.

Partindo da simples pergunta: qual Dom Bosco? – “ visto que de Dom Bosco existem dezenas de imagens em livros, revistas, jornais, videocassete, filme, ficção” – o histórico salesiano, cita pe. Chávez que na apresentação da Estreia 2012 faz notar como  “A aproximação de Dom Bosco, feita com os métodos próprios da pesquisa histórica, nos levou a melhor compreender e medir a sua grandeza humana e cristã, a sua genialidade operativa, os seus dotes de educador, a sua espiritualidade, a sua obra, plenamente compreensível somente se profundamente radicada na história da sociedade em que viveu”.

Para pe. Motto são três os passos a fazer para conhecer Dom Bosco

  • Retomar as fontes genuínas, seguras, “vale dizer aos textos autênticos de Dom Bosco, aos seus escritos, publicados por ele ou pelos seus filhos, on line ou em papel”;
  • Ir além das fontes – também as mais seguras e válidas – superando  “quanto estas apresentam à primeira vista a para uma leitura superficial e banal. De Dom Bosco convém conhecer as ideias e estruturas mentais, os valores próprios ou adquiridos, a linguagem escrita e falada, o modo de agir e reagir... A leitura teológica das fontes deve ser ampliada com a social, econômica, política. O sobrenatural deve “levar em conta” os elementos e fatores naturais. Dom Bosco não é uma “ilha” no mar do seu tempo.
  • Ler os temas do Dom Bosco histórico, de qualquer caráter (religioso, moral, dogmático, político. Cultural, econômico...) em referência a análogas problemáticas e fatos recentes, que posam ser úteis ao nosso presente.

Pe. Motto conclui a sua contribuição precisando que “O histórico, quando entendeu, indicou e explicou o contexto, os acontecimentos,as causas e consequências, terminou sua tarefa. A esta altura, à sua interpretação ‘histórica’ deve seguir a ‘existencial’”.

Publicado em 12/08/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês