Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

18/7/2011 - Eslováquia - I Media Festival internacional salesiano
Fotos do artigo -ESLOVÁQUIA – I MEDIA FESTIVAL INTERNACIONAL SALESIANO
(ANS – Žilina) – Na casa salesiana de Žilina, na Eslováquia, realizou-se de 7 a 10 de julho o primeiro “MeStival – Media festival internacional”. O evento concluiu o primeiro ciclo bienal da “Escola de Mídia”, um projeto de educomunicação ideado e organizado pela Família Salesiana da Eslováquia e da República Tcheca. Durante o fim de semana um júri de especialistas examinou e avaliou os trabalhos dos jovens autores, dos centros salesianos dos dois países.

“Os jovens tiveram a oportunidade de apresentar quanto aprenderam nos quatro cursos da escola de mídia, nos âmbitos de texto, fotografia, vídeos. Além disso, durante o ‘MeStival’ dividimo-nos em grupos e os participantes, sob a guia dos especialistas, elaboraram os temas sociais através de artigos, curtos vídeos, ou fotos – raconta o salesiano P. Pavol Dzivy, membro da Equipe “Co-media Team”, que promoveu a Escola de mídia e o ‘MeStival’.

“A mídia e os jovens caminham a par e passo. Queremos dar espaço aos jovens para que possam desenvolver os próprios talentos” – precisou a Coordenadora do projeto da Escola de mídia, Viktoria Kolcakova, animadora laureada em jornalismo.

Os jovens apreciaram muito o estilo com que se trabalhou no ‘MeStival’, sobretudo a presença de profissionais totalmente devotados a eles: “Aprendi as bases do trabalho com a telecâmera e melhorei as minhas capacidades fotográficas” – disse Barbara Krizova, jovem participante, vinda de Ostrava, República Tcheca.

O ápice do ‘Mestival’ foi a noite de gala de sábado, 9 de julho, da qual participou também o Inspetor dos Salesianos, na Eslováquia, P. Karol Manik, e o eurodeputato eslovaco, Dr. Miroslav Mikolasik, que também patrocínou o ‘MeStival’. “Acontece com freqüência no Parlamento Europeu: basta que eu diga alguma coisa para a mídia o apresente de modo totalmente diverso. É um pecado! Vós procurais a verdade e isto eu o prezo realmente muito” – disse o europarlamentar durante a abertura da noite.

O Prêmio do Público, da noite de gala, foi para breve vídeo “Com os anjos de salto”, testemunho de uma enfermeira voluntária na África. O vídeo foi apresentado por Daniela Masiarova, jovem da Obra das Filhas de Maria Auxiliadora, de Dolny Kubin, Eslováquia. Vencedor absoluto do ‘MeStival’ foi ao invés Michal Smolen, de 20 anos, com o seu curta-metragem de ficção científica “Mine”.

Nos dias do ‘MeStival’ foi celebrada cotidianamente a Eucaristia, animada por um coro internacional composto por alguns dos participantes. Vivo interesse entre os jovens suscitou também o testemunho do P. Laco Miko, salesiano eslovaco missionário no Paquistão.

A idéia e a condução dos cursos da Escola de mídia estão a cargo da Equipe Tchcoeslovaca “Co-media Team”, composta por membros da Família Salesiana dos dois países. Esse projeto de educomunicação é apoiado também pela Agência SlovakAid.

Publicado em 18/07/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês