Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

27/4/2011 - Espanha - Um minuto de silêncio pela paz na Costa do Marfim
Fotos do artigo -ESPANHA – UM MINUTO DE SILÊNCIO PELA PAZ NA COSTA DO MARFIM
(ANS – Barcelona) – A comunidade do Centro Inspetorial da Espanha-Barcelona, no dia 12 de abril, no jardim de Can Prats, cumpriu um gesto simbólico pela Paz na Costa do Marfim, dando leitura ao manifesto, elaborado pela ongue “Voluntários Salesianos” (VOLS), observando um minuto de silêncio e acendendo luzes em sinal de paz, com que mostrar solidariedade ao povo marfiniano.

O texto completo do manifesto, elaborado pela VOLS, recita:

São meses que acompanhamos as notícias sobre a Costa do Marfim, após às eleições legislativas do passado mês de novembro de 2010. A situação de conflito, grave desde o início, piorou nos últimos dias. Não existem dados oficiais, e as notícias são confusas. Mas o número de mortos, feridos, refugiados, aumentou agora dramaticamente.

As comunidades dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora demonstraram-se cautas durante todo esse tempo, em suas comunicações conosco e nas suas declarações públicas. Mas a situação é extremamente grave: há mortes indiscriminadas de civis, violações dos direitos humanos fundamentais, fronteiras fechadas, toque de recolher, falta de acesso aos serviços e bens de primeira necessidade.

VOLS e a Família Salesiana estiveram e estão unidos à Costa do Marfim: digam-no os missionários dos salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora, os voluntários acolhidos no país há muito ou pouco tempo e que trabalham na realização de mais de 30 projetos de cooperação.

Por nossa ligação e tradição missionária e de voluntariado com a Costa do Marfim, pensando nas crianças, nos jovens e nas famílias, nos membros da Família Salesiana, nos colegas e nos amigos presentes na nação, nestes momentos de impotência – expressamos os nossos votos de paz.

Exprimimos desde aqui o nosso desejo que a paz seja repristinada quanto antes; a nossa denúncia pública da guerra, injusta como toda guerra; o nosso apelo a uma ação pacífica por parte da Comunidade internacional; o nosso empenho por difundir, informar e denunciar publicamente tudo quanto as nossas “presenças salesianas” nos permitem; o nosso empenho por colaborar com as nossas “presenças salesianas” no momento oportuno nas operações para a repristinização da normalidade no País.

Esperançosos, pois, de que a paz surja quanto antes, convidamos todos a abrir os olhos perante esta guerra e a não permitir que ela permaneça ali como um conflito esquecido e distante.

Publicado em 27/04/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês